Reelaboración de géneros en tweets: propósitos comunicativos en 280 caracteres

Autores/as

  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ana Claudia Oliveira Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-8729-6515

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76925

Resumen

Géneros del discurso son, de acuerdo con Bakhtin (2011), tipos relativamente estables de enunciados que circulan en diferentes ámbitos de la actividad humana. Con el tiempo, especialmente después de la popularización de determinadas tecnologías, como la internet, han emergido nuevos géneros, a partir de la transmutación/reelaboración de géneros existentes. El fenómeno de la reelaboración ocurre, también, cuándo un género sufre transformaciones, sin que surja un nuevo género. Este artículo presenta un vistazo sobre la reelaboración de géneros en el tweet, texto de 280 caracteres publicado em la red social Twitter, con el objetivo de analizar que estrategias se utilizan para reelaborar géneros en un corpus de tweets publicados por diferentes usuarios, con diversos propósitos comunicativos. El análisis mostró que existe una productividad del fenómeno de reelaboración en los tweets, en los que géneros de distintos ámbitos, como el periodístico, publicitario y cotidiano, además del propio tweet, se reelaboran.

Biografía del autor/a

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Línguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2020-2022), com bolsa Fapesb, sob a orientação da Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Licenciada em Letras Modernas (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2019). Foi bolsista Fapesb (2018-2019) e voluntária (2016-2018) de Iniciação Científica no projeto de pesquisa A relação entre estilo e gênero vista sob a perspectiva processual: desvendando segredos da criação, coordenado pela Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Tem experiência na área de Linguística Textual, com foco em gêneros discursivos digitais, hipertexto, letramento acadêmico e dados processuais. 

Citas

ARAÚJO, J. Reelaboração de gêneros em redes sociais. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 49-64.

AZEVEDO, A. C. O.; PEREIRA, M. H. M.; AYRES, D. J. O tweet como um gênero discursivo digital materializado no suporte Twitter. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 27, n. 79, supl., jan./abr. 2021. Available in: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/111/128. Access on: 28 June 2021.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Translation by Maria Ermantina Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 277-326.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Translation by Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

FREITAS, E. C.; BARTH, P. A. Gênero ou suporte? O entrelaçamento de gêneros no Twitter. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 9, n. 12, p. 8-26, 2015. Available in: https://periodicos.ufes.br/index.php/contextoslinguisticos/article/view/8888. Access on: 10 July 2019.

COSTA, R. R. A TV na Web: percurso da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia. 2010. Master’s thesis (Master’s Degree in Linguistics) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Available in: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8852. Access on: 3 Apr. 2020.

COSTA, S. M. Tweet: reelaboração de gêneros em 140 caracteres. 2012. Master’s thesis (Master’s Degree in Linguistics) – Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Available in: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8258. Access on: 12 Feb. 2019.

DIOGUARDI, G. Argumentação e redes sociais: o tweet como gênero e a emergência de novas práticas comunicativas. 2014. Master’s thesis (Master’s Degree in Philology and Portuguese Language) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2014. Available in: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28112014-192311/pt-br.php. Access on: 19 May 2019.

MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte de gêneros textuais. In: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 173-186.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, M. A.; DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R. (org.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 19-38.

PARA os alunos da rede pública que desejam se preparar para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior, o projeto Universidade Para Todos é uma opção gratuita e de qualidade. No sudoeste baiano, somos responsáveis por essa formação.

QUANDO a realidade imita a sátira:. [s. l.], 16 jan. 2019. Twitter: @foIha_sp. Available in: https://twitter.com/foIha_sp/status/1085659821863362561. Access on: 30 July 2020.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 13-36.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, R. C. S. Twitter como exemplo do gênero textual microblog. In: ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 4., 2011, Sorocaba. Annals […]. Sorocaba: Uniso, 2011. p. 1-15. Available in: https://www.academia.edu/4048515/Twitter_how_exemplo_do_g % C3 % AAnero_textual_microblog?auto=download. Access on: 28 Feb. 2019.

SE eu falo q to triste pro meus amigos eles falam eu também. [s. l.], 20 jan. 2019. Twitter: @mattkjj. Available in: https://twitter.com/mattkjj/status/1087045345622872064. Access on: 6 Feb. 2019.

SILVA, C. C. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. 2015. Master’s thesis (Professional Master’s Degree in Languages) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Available in: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16753/1/GenerosAnuncioPublicitariio.pdf. Access on: 4 Aug. 2020.

XAVIER, A. C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas e construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220.

YOUTUBE.com/duplosentidotv já vê minhas músicas lá que é tudo nosso. [s. l.], 20 jan. 2019. Twitter: @mattkjj. Available in: https://twitter.com/mattkjj/status/1087045345622872064. Access on: 6 Feb. 2019.

ZAVAM, A. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros do discurso à luz da concepção de tradição discursiva: um estudo com editoriais de jornais. 2009. Doctoral dissertation (PhD in Linguistics) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Available in: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3602. Access on: 3 Apr. 2020.

ZAVAM, A. Transmutação: criação e inovação nos gêneros do discurso. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 251-271, jan./abr. 2012. Available in: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/869/797. Access on: 3 Apr. 2020.

Publicado

2022-11-23

Número

Sección

Artículo