A reelaboração de gêneros em tweets: propósitos comunicativos em 280 caracteres
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76925Resumo
Os gêneros do discurso são, segundo Bakhtin (2011), tipos relativamente estáveis de enunciados que circulam nos diferentes campos da atividade humana. Com o passar do tempo, especialmente após a popularização de determinadas tecnologias, como a internet, novos gêneros emergiram, a partir da transmutação/reelaboração de gêneros já existentes. O fenômeno de reelaboração ocorre, também, quando um gênero passa por transformações, sem que um novo gênero surja. Este artigo apresenta um olhar sobre a reelaboração de gêneros no tweet, texto de 280 caracteres publicado na rede social Twitter, visando analisar quais estratégias são utilizadas para reelaboração de gêneros em um corpus de tweets postados por diferentes usuários, com diversos propósitos comunicativos. A análise demonstrou que há uma produtividade do fenômeno de reelaboração nos tweets, nos quais gêneros de esferas diversas, como a jornalística, a publicitária e a cotidiana, além do próprio tweet, são reelaborados.
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