Análise multissemiótica e ensino de língua portuguesa na educação básica: das teorias à proposição didática

Autores

  • Fernanda Maria Almeida dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e78775

Resumo

Na sociedade contemporânea, a ampliação dos processos comunicativos, propiciada, sobretudo, pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, requer professores preparados para trabalhar com o texto não apenas numa perspectiva linguística, mas também semiótica. No entanto, ainda é um desafio, para muitos docentes, promover a didatização dos conteúdos teóricos e desenvolver o ensino de Semiótica a partir de uma análise integrada das semioses em textos multimodais. Nesse sentido, o presente artigo – embasado na Teoria Semiótica de Peirce, bem como na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e na Semiótica Social – objetiva apresentar um modelo didático para o trabalho com análise multissemiótica na educação básica. Argumenta-se, a partir de uma proposta elaborada com base nos fundamentos metodológicos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) e nos postulados da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEUWEEN, 2006 [1996]), que estratégias de aprendizagem desenvolvidas por meio da experimentação, conceitualização, análise e aplicação de conhecimentos relativos aos sistemas representacionais, interativos e composicionais podem contribuir para a compreensão global dos textos multimodais

Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Fernanda Maria Almeida dos Santos é Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gestora do Núcleo de Pós-Graduação no Centro de Formação de Professores da UFRB e Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar de Astronomia e Inclusão Social do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital e novas tecnologias.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An InternationalJournal, v.4, p.164-195, 2009.

GOMES, F. M. C. A semiótica e a análise de gêneros multimodais: uma proposta de ensino de língua portuguesa na educação básica. SEDA - Revista de Letras da Rural, Rio de Janeiro, v. 5, n. 12, p. 140-158, 15 jan. 2021.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K ; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Hodder Education, 2004.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PEIRCE, C. S. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEREIRA, J. N. Abordagem semiótica de gêneros multimidiáticos. Linguagem em Foco, v. 11, n. 1, p. 110-120,2020.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras; FAPESP, 2005.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

SALVADOR, C. C. (org.). Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIMÕES, D. (org.). Semiótica & ensino: letramento pela imagem. RJ: Dialogarts, 2017.

SIMÕES, D. (org.). Semiótica, pesquisa e ensino. RJ: Dialogarts, 2018.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n.1, 60-92, 1996.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Didática da Língua