Entre a linguística e a didática: desenvolvimento integrado de aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal

Autores

  • Celda Morgado Politécnico do Porto
  • José António ESE/Politécnico do Porto; CLUP; inED
  • Ana Sofia do ESE/Politécnico do Porto; USC
  • Juliana ESE/Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e78816

Resumo

Ser professor implica uma formação de base específica, que, segundo Shulman (1987), assenta-se na interseção entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento do conteúdo, numa triangulação com o conhecimento do contexto. Uma formação docente baseada neste quadro teórico favorecerá o desenvolvimento de práticas mais sustentadas e atualizadas, determinantes para o desenvolvimento de competências múltiplas e para a abordagem de vários conteúdos (trans)disciplinares. Neste artigo, refletiremos sobre as pontes possíveis e necessárias entre a Linguística e a Didática, advogando uma inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura nos primeiros anos de ensino formal. Apresentaremos como evidências a análise de conteúdo de um percurso semanal integrador para os 1.º e 2.º anos de escolaridade do programa #EstudoEmCasa, decorrido durante o primeiro confinamento em Portugal, no quadro da pandemia provocada pela COVID-19.

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Didática da Língua