Oralidade em contexto acadêmico: as configurações do gênero entrevista de especialista na formação docente

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Daniela Silva Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e78832

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo didático do gênero oral entrevista de especialista de contexto acadêmico, construído em um curso de formação inicial e continuada docente. Com base na perspectiva da didática das línguas, procedemos a um levantamento das configurações deste gênero utilizando os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de entrevistas com especialistas do campo da Educação e da Linguística Aplicada, levando em consideração a situação de difusão de conhecimento científico. O modelo didático subsidiou duas ações: a) o estudo do gênero para a produção de entrevistas de especialista pelos cursistas; e b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Percebe-se a potencialidade do modelo didático na formação, na criação de práticas que não apenas traga reflexões sobre a transposição de gêneros orais para o ensino básico, mas que propicie ao docente uma postura ativa de produção e circulação de linguagem.   

Biografia do Autor

Daniela Silva Vieira , Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras - Português e Inglês

Doutorado em Linguística Aplicada - UFRJ

Professora da Faculdade de Letras da UFJF

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Didática da Língua