A relação gramática-texto no ensino de língua portuguesa: da linguística aplicada à didática da língua

Autores

  • Marcos Bispo Universidade do Estado da Bahia/ Programa de Mestrado Profissional em Letras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79028

Resumo

Este texto teve como objetivo analisar a relação gramática-texto na arquitetura da Língua Portuguesa delineada na BNCC. Para isso, confrontou as propostas da abordagem cientificista da relação entre gramática e texto no ensino de Língua Portuguesa desenvolvidas no âmbito da linguística aplicada com a proposta didática da pedagogia das competências apresentada na BNCC. As análises demonstraram que, nas propostas da linguística aplicada, predomina um olhar fragmentário, em razão do pluralismo teórico desarticulado, enquanto, na BNCC, a relação gramática-texto é compreendida de forma global, num continuum que envolve o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao pleno exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia/ Programa de Mestrado Profissional em Letras

Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas; Professor do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, no Campus V da mesma Universidade.

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Publicado

2021-09-10

Edição

Seção

Dossiê | Didática da Língua