Uma abordagem metodológica da formação docente fundada na teoria sociocultural: tematizando o conceito de inglês como língua franca (ILF)

Autores

  • JANE HELEN GOMES DE LIMA UFSC/SMED de Forquilhinha - SC
  • Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e79920

Palavras-chave:

Teoria Sociocultural, Inglês como Língua Franca, Formação Continuada de Professores

Resumo

Pesquisas sobre ILF têm apontado que professores de inglês aparentam ter um conhecimento ainda incipiente sobre esse conceito. Dada a importância do ILF, as discussões promovidas por seus estudos necessitam chegar de modo (mais) significativo aos professores. Destarte, apresentamos como objeto deste estudo uma abordagem metodológica de formação docente pautada na Teoria Sociocultural Vigotskiana (TSCV) com vistas ao desenvolvimento do conceito de ILF. Para tanto, objetivamos descrever o desenho metodológico de um curso de formação continuada e explicar as razões que justificam cada um dos movimentos nele propostos. Para esse movimento, ancoramo-nos sobre os preceitos principais da TSCV, os quais apontam que o aprendizado se dá na interação com o outro e que existe uma relação imbricada e complexa entre a cognição e o social. Uma vez que Vigotski nunca foi suficientemente claro quanto à modelização e metodologização, esperamos contribuir para a inquietude de quem, assim como nós, tem inscrição vigotskiana.

Biografia do Autor

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CAZDEN, C. Performance before Competence: Assistance to Child Discourse in the Zone of Proximal Development, Quarterly Newsletter of the Laboratory of Comparative Human Cognition, v. 3, n. 1, p. 5-8, jan. 1981.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como Instrumentos Mediadores da Aprendizagem dos Nativos Digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015.

EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Formando Professores de Inglês para o Contexto do Inglês como Língua Franca. Acta Scientiarum, Maringá, v. 35, n. 2, p. 125-133, apr./jun. 2013.

EL KADRI, M. S. Inglês como Língua Franca: um Olhar sobre Programas Disciplinares de um Curso de Formação Inicial de Professores de Inglês. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 2, p. 64-91, jul./dez. 2010a.

EL KADRI, M. S. Atitudes sobre o Estatuto do Inglês como Língua Franca em um Curso de Formação Inicial de Professores. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010b.

GIMENEZ, T. Renomeando o Inglês e Formando Professores de uma Língua Global. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 52, p. 73-93, ago./dez. 2015.

JOHNSON, K. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York: Routledge, 2009.

JOHNSON, K. Understanding Language Teaching: Reasoning in Action. Boston: Heinle & Heinle, 1999.

JOHNSON, K.; GOLOMBEK, P. Mindful L2 Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Cultivating Teachers’ Professional Development. New York: Routledge, 2016.

JOHNSON, K.; GOLOMBEK, P. A Sociocultural Theoretical Perspective on Teacher Professional Development. In: JOHNSON, K.; GOLOMBEK, P. (org.). Research on Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Professional Development. New York: Routledge, 2011, p. 1-12.

KALVA, J. M.; FERREIRA, A. J. Ensino de Inglês como Língua Franca e a Identidade Nacional: Refletindo sobre a Formação de Professores. Travessias, v. 5, n. 1, p. 709-727, 2011.

LANTOLF, J.; THORNE, S. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford: OUP, 2006.

LIMA, J. H. G.; DELLAGNELO, A. de C. K. A BNCC e o Inglês como Língua Franca (ILF): Consolidando Saberes. In: SANTANA; W. K. F.; SILVEIRA, É. L. (org.). Educação, Linguagens e Ensino: Saberes Interconstitutivos, vol. 2. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

LIMA, J. H. G. de; SAVIO, G.; ROSSO, G. P. P. Inglês como Língua Franca (ILF) e o Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em Tempos de Ensino Remoto: um Relato de Caso Aplicado ao Ensino Fundamental I. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 269-282, set./dez. 2020.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: Contribuições à Luz da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 2011. 249 f. Tese (Tese de Livre-Docente em Psicologia da Educação) – Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

O QUE É O MAZK?. Disponível em: https://mazk.labtec.ufsc.br/sobre. Acesso em: 31 jan. 2021.

SANTOS, J. N.; SIQUEIRA, S. Contemporary Challenges in English Teacher Education: Some Contributions from the Studies of English as a Lingua Franca. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 64-84, 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SMAGORINSKY, P.; COOK, L.; JOHNSON, T. The twisting path of concept development in learning to teach. Teachers College Record, v. 105, n. 8, p.1399-1436, 2003.

VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo