A educação escolar indígena em Mato Grosso do Sul em tempos de pandemia: estratégias, dificuldades e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81070

Resumo

O objetivo deste texto é fazer uma breve descrição das estratégias pedagógicas, linguísticas e organizacionais utilizadas pelas Escolas Indígenas de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao sistema Estadual de Educação de MS, durante o período pandêmico. Além disso, pretendemos identificar as principais dificuldades pessoais e profissionais enfrentadas pelos/as gestores/as dessas escolas e refletir sobre as suas avaliações acerca desse processo. Para isso, nos embasamos em estudos da área de Políticas Educacionais, da História (MAGALHÃES, 2020) e da Educação (REIMERS & SCHLEICHER, 2020). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. Os/as participantes da pesquisa são gestores/as das referidas escolas. Dentre os resultados encontrados podemos destacar a atuação das escolas para além da sala de aula e do currículo, bem como a preocupação e a disposição de todos/as para reelaborar continuamente o calendário escolar na tentativa de reduzir os impactos negativos sobre estudantes e professores/as.

Biografia do Autor

Patrícia Graciela Rocha, UFMS

Professora Adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS com mestrado e doutorado em Linguística pela UFSC e pós-doutorado em Antropologia pela UAM (México). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL).

Tânia Milene Nugoli Moraes

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Técnica pedagógica da Coordenadoria de Políticas Específicas para a Educação – COPEED/SED – da Secretaria Estadual de Educação de MS.

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Publicado

2021-12-29