A educação escolar indígena em Mato Grosso do Sul em tempos de pandemia: estratégias, dificuldades e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81070Resumo
O objetivo deste texto é fazer uma breve descrição das estratégias pedagógicas, linguísticas e organizacionais utilizadas pelas Escolas Indígenas de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao sistema Estadual de Educação de MS, durante o período pandêmico. Além disso, pretendemos identificar as principais dificuldades pessoais e profissionais enfrentadas pelos/as gestores/as dessas escolas e refletir sobre as suas avaliações acerca desse processo. Para isso, nos embasamos em estudos da área de Políticas Educacionais, da História (MAGALHÃES, 2020) e da Educação (REIMERS & SCHLEICHER, 2020). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. Os/as participantes da pesquisa são gestores/as das referidas escolas. Dentre os resultados encontrados podemos destacar a atuação das escolas para além da sala de aula e do currículo, bem como a preocupação e a disposição de todos/as para reelaborar continuamente o calendário escolar na tentativa de reduzir os impactos negativos sobre estudantes e professores/as.
Referências
AGUILERA URQUIZA, A. H. Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul – - alguns aspectos antropológicos. Museu das Culturas Dom Bosco. 2009 Disponível em: http://www.mcdb.org.br/materias.php?subcategoriaId=23 Acesso em: 25 mar. 2021.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). “Educação à distância na Educação Infantil, não!”. Anped. 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf Acesso em: 23 mar. 2021.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. GABINETE DO MINISTRO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19). Diário Oficial da União, 18 de março de 2020, Edição 53, Seção: 1, página: 39. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. (Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil). Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso em: 25 mar. 2021.
BIRMAN, J. O impacto da pandemia da covid-19 na saúde mental. InIN: Atuação da ABC, Coronavírus, Matérias | 15 de junho de 2020. Disponível em: http://www.abc.org.br/2020/06/15/o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental/ Acesso em: 21 abr. 2021.
CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Editora Parábola, IPOL, 2007.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR). TIC Domicílios: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, 2018. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf Acesso em: 26 mar. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2017: resumo técnico. Brasília: INEP, 2017.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar, 2019. Brasília: MEC, 2020.
MAGALHÃES, R. C. da S. Pandemia de Covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Publicado em 26 de maio de 2020. Disponível em: http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/pandemia-ciencia-e-sociedade-a-covid-19-no-parana/ Acesso em: 23 mar. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde indígena. 2020. Disponível em: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona . Acesso em: 27 jan. 2022.
PROJETO A EDUCAÇÃO NÃO PODE ESPERAR. Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB); Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e Tribunais de Contas dos Estados. Portal Iede. 2020. Disponível em: https://www.portaliede.com.br/wpcontent/uploads/2020/06/Estudo_A_Educa%C3%A7%C3%A3o_N%C3%A3o_Pode_Esperar.pdf Acesso em: 23 mar. 2021.
REIMERS, F; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020.1. Brasil Escola. 2020. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/o-que-a-educacao-pode-fazer-em-tempos-de-pandemia-desafios-no-chao-da-escola.htm Acesso em: 28 abr. 2021
ROCHA, P. G., & BIONDO, F. É fato ou é fake? Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa. Revista UFG, Goiânia, v.20, p.1-27,. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65943/36137. Acesso em: 28 abr. 2021.
SANTOS, A; MELLO, C. A. de C; RIBEIRO E. C; SAMPAIO, G. T. C. Os impactos da COVID-19 nas políticas públicas da educação básica. ESTADÃO. 20/04/2020. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/os-impactos-da-covid-19-nas-politicas-publicas-da-educacao-basica/ Acesso em: 17 fev. 2021.
TRATA BRASIL. “Saneamento: principais estatísticas no Brasil – Água”, 2018. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua Acesso em: 26 mar. 2021.
TRATA BRASIL. “Saneamento: principais estatísticas no Brasil – Esgoto”, 2018. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/esgoto Acesso em: 26 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.