Indigenous education in Mato Grosso do Sul during pandemics: estrategies, difficulties and possibilities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81070

Abstract

The objective of this text is to develop a brief description of pedagogical and organizational strategies adopted by Indigenous Schools from Mato Grosso do Sul, which belong to State Education System from MS, during pandemics. Furthermore, we intend to identify the main personal and professional difficulties faced by managers of such schools and consider their evaluations of this process. For this, we rely on studies from Educational Politics, History (MAGALHÃES, 2020) and Education (REIMERS & SCHLEICHER, 2020). This is an applied research, with a qualitative and quantitative approach and exploratory and descriptive objectives. Participants of the research are managers of the schools considered. Among the results found, we can highlight the acting of schools beyond classroom and curriculum, as well as the concerns and disposition of everyone to reelaborate continuously school calendar as an attempt to reduce the negative impacts over students and teachers.

Author Biographies

Patrícia Graciela Rocha, UFMS

<

Tânia Milene Nugoli Moraes

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Técnica pedagógica da Coordenadoria de Políticas Específicas para a Educação – COPEED/SED – da Secretaria Estadual de Educação de MS.

References

AGUILERA URQUIZA, A. H. Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul – - alguns aspectos antropológicos. Museu das Culturas Dom Bosco. 2009 Disponível em: http://www.mcdb.org.br/materias.php?subcategoriaId=23 Acesso em: 25 mar. 2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). “Educação à distância na Educação Infantil, não!”. Anped. 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. GABINETE DO MINISTRO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19). Diário Oficial da União, 18 de março de 2020, Edição 53, Seção: 1, página: 39. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm Acesso em: 25 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. (Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil). Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso em: 25 mar. 2021.

BIRMAN, J. O impacto da pandemia da covid-19 na saúde mental. InIN: Atuação da ABC, Coronavírus, Matérias | 15 de junho de 2020. Disponível em: http://www.abc.org.br/2020/06/15/o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental/ Acesso em: 21 abr. 2021.

CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Editora Parábola, IPOL, 2007.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR). TIC Domicílios: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, 2018. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf Acesso em: 26 mar. 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2017: resumo técnico. Brasília: INEP, 2017.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar, 2019. Brasília: MEC, 2020.

MAGALHÃES, R. C. da S. Pandemia de Covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. Blog de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Publicado em 26 de maio de 2020. Disponível em: http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/pandemia-ciencia-e-sociedade-a-covid-19-no-parana/ Acesso em: 23 mar. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde indígena. 2020. Disponível em: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona . Acesso em: 27 jan. 2022.

PROJETO A EDUCAÇÃO NÃO PODE ESPERAR. Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB); Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e Tribunais de Contas dos Estados. Portal Iede. 2020. Disponível em: https://www.portaliede.com.br/wpcontent/uploads/2020/06/Estudo_A_Educa%C3%A7%C3%A3o_N%C3%A3o_Pode_Esperar.pdf Acesso em: 23 mar. 2021.

REIMERS, F; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020.1. Brasil Escola. 2020. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/o-que-a-educacao-pode-fazer-em-tempos-de-pandemia-desafios-no-chao-da-escola.htm Acesso em: 28 abr. 2021

ROCHA, P. G., & BIONDO, F. É fato ou é fake? Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa. Revista UFG, Goiânia, v.20, p.1-27,. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65943/36137. Acesso em: 28 abr. 2021.

SANTOS, A; MELLO, C. A. de C; RIBEIRO E. C; SAMPAIO, G. T. C. Os impactos da COVID-19 nas políticas públicas da educação básica. ESTADÃO. 20/04/2020. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/os-impactos-da-covid-19-nas-politicas-publicas-da-educacao-basica/ Acesso em: 17 fev. 2021.

TRATA BRASIL. “Saneamento: principais estatísticas no Brasil – Água”, 2018. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua Acesso em: 26 mar. 2021.

TRATA BRASIL. “Saneamento: principais estatísticas no Brasil – Esgoto”, 2018. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/esgoto Acesso em: 26 mar. 2021.

Published

2021-12-29