O uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa para alunos surdos: o que dizem os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81106

Resumo

No ano de 2020, as demandas e necessidades da educação de surdos se intensificaram com a crise sanitária da COVID-19 que, infelizmente, perdura até os dias atuais. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores que tiveram experiência com o ensino da língua inglesa para surdos durante a pandemia da COVID-19 acerca de suas experiências sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com esses alunos. Para tal, buscamos nos fundamentar em Borges e Lima (2018), Kupske (2018), Moraes e Barros (2020), Almeida (2021), entre outros. O estudo possui uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2010) e utiliza a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados demonstram que as TDIC podem facilitar o acesso linguístico dos alunos surdos nas aulas de língua inglesa. Todavia, algumas especificidades devem ser respeitadas e processos formativos devem ser disponibilizados aos profissionais que trabalham com esses sujeitos.

Biografia do Autor

Matheus Lucas de Almeida, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica e graduado em letras português e inglês (2019) pela mesma instituição, especialista em metodologia do ensino de língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luís (2019), mestre em linguística e ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2021) e graduando em Letras-LIBRAS pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, bilinguismo, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), educação de surdos e aquisição de línguas adicionais pela pessoa surda.

Antonio Henrique Coutelo de Moraes , Universidade Católica de Pernambuco

Licenciado em Letras - Português e Inglês, Mestre e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Espanhol e Letras Português EaD da Escola de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, inglês, português, surdo, ensino-aprendizagem, Libras e Tecnologias.

Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestre em Língua Portuguesa (Letras) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB (2000) e doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFPB (2009), com Estágio de Doutorado, realizado na Concordia University, em Montreal - Canadá. Professora Efetiva da Universidade Federal da Paraíba desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação, teoria fonológica e ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2021-12-29