O uso de ferramentas digitais no ensino de língua inglesa para alunos surdos: o que dizem os professores?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81106Resumo
No ano de 2020, as demandas e necessidades da educação de surdos se intensificaram com a crise sanitária da COVID-19 que, infelizmente, perdura até os dias atuais. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores que tiveram experiência com o ensino da língua inglesa para surdos durante a pandemia da COVID-19 acerca de suas experiências sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com esses alunos. Para tal, buscamos nos fundamentar em Borges e Lima (2018), Kupske (2018), Moraes e Barros (2020), Almeida (2021), entre outros. O estudo possui uma abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 2010) e utiliza a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados demonstram que as TDIC podem facilitar o acesso linguístico dos alunos surdos nas aulas de língua inglesa. Todavia, algumas especificidades devem ser respeitadas e processos formativos devem ser disponibilizados aos profissionais que trabalham com esses sujeitos.
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