The use of digital tools in english language teaching for deaf students: what do Teachers say about it?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81106

Abstract

In 2020, the demands and needs of deaf education intensified with the health crisis of COVID-19, which, unfortunately, continues to this day. Thus, the objective of this article is to analyze the conceptions of teachers who had experience teaching the English language to the deaf during the COVID-19 pandemic about their experiences with the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) with these students. To this end, we sought to base our discussions on Borges and Lima (2018), Kupske (2018), Moraes and Barros (2020), Almeida (2021), among others. The study has a qualitative approach (TRIVIÑOS, 2010) and we use content analysis (BARDIN, 2011) on the data. The data demonstrate that DICT can facilitate the linguistic access of deaf students in English classes. However, some specificities must be respected, and training must be offered to professionals who work with these individuals.

Author Biographies

Matheus Lucas de Almeida, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica e graduado em letras português e inglês (2019) pela mesma instituição, especialista em metodologia do ensino de língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luís (2019), mestre em linguística e ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2021) e graduando em Letras-LIBRAS pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, bilinguismo, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), educação de surdos e aquisição de línguas adicionais pela pessoa surda.

Antonio Henrique Coutelo de Moraes , Universidade Católica de Pernambuco

Licenciado em Letras - Português e Inglês, Mestre e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Espanhol e Letras Português EaD da Escola de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, inglês, português, surdo, ensino-aprendizagem, Libras e Tecnologias.

Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestre em Língua Portuguesa (Letras) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB (2000) e doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFPB (2009), com Estágio de Doutorado, realizado na Concordia University, em Montreal - Canadá. Professora Efetiva da Universidade Federal da Paraíba desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação, teoria fonológica e ensino de língua portuguesa.

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Published

2021-12-29