Saúde mental na adolescência: proposta de unidade didática autoral em língua espanhola para alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e82966

Palavras-chave:

Língua espanhola, Material didático autoral, Saúde mental, Tarefas colaborativas

Resumo

Neste estudo, apresentamos uma proposta de material didático autoral (MDA), no formato de unidade didática autoral (UDA), com foco no tema saúde mental na adolescência. O público-alvo, ao qual o MDA foi dirigido, abrange estudantes de língua espanhola do terceiro ano do ensino médio. Para a elaboração do MDA, foram seguidas as etapas propostas por Leffa (2007) e, além disso, foi tomada como base uma série de fontes alimentadoras (estudo piloto, revisão integrativa e de documentos e fundamentação teórica), que sustentaram empírica e teoricamente a sua produção. A partir da produção da UDA, concluímos que o MDA possui viés empírico e base teórica, podendo fornecer contribuições para a sala de aula de língua espanhola.

Biografia do Autor

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal do Pampa

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do
Pampa (UNIPAMPA) - campus Bagé; graduada em Letras - Língua Espanhola e Respectivas
Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Eduardo de Oliveira Dutra, Universidade Federal do Pampa


Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS),
com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL); mestre em Letras pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); especialista em Estudos
Avançados em Língua e Literaturas de Língua Espanhola pela PUC-RS; graduado em Letras -
Espanhol e Respectivas Literaturas pela mesma instituição. É professor do curso de Línguas
Adicionais - Inglês e Espanhol e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas
da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé

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Publicado

2022-08-22