Unidade didática baseada em metodologias ativas para aprendizagem da Língua Espanhola no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento Instituto Federal Fluninense
  • André Fernando Uébe Mansur Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense https://orcid.org/0000-0003-1909-7300

Resumo

: O cenário de transformações vivenciado nos dias atuais trouxe a necessidade de se repensar o contexto educacional.  Como possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico, as metodologias ativas configuram como estratégia importante para os aprendizes de hoje. O objetivo deste artigo é apontar as metodologias ativas como recurso potencial para aprendizagem do espanhol no Ensino Médio Integrado. Para tanto, apresenta-se a proposta de uma unidade didática produto de investigação de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Para fundamentação teórica, utilizou-se o trabalho de Zabala (1998) sobre práticas educativas a partir da concepção de formação integral. A unidade foi aplicada em turmas do curso Técnico Integrado de Alimentos de um Instituto Federal. Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como forma de investigação (TRIVIÑOS, 1987; TRIPP, 2005). Os resultados da aplicação da unidade evidenciam que metodologias ativas configuram como alternativa potencial para promover a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira no ensino integrado. 

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Publicado

2022-08-22