A inserção de novos pesquisadores na área da linguística: perspectivas e motivações a partir da iniciação científica institucional

Autores

  • Camila Rayssa Barbosa da SIlva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Alves Filho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e83408

Palavras-chave:

Iniciação científica, Situação retórica, Comunidade discursiva, Leitura e Escrita Acadêmicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores e de alunos acerca das diretrizes propostas para a IC durante a seleção e a inserção dos alunos no PIBIC. Nosso estudo se filiou à perspectiva sociorretórica de estudos de gêneros (MILLER, 2012 [1984]; SWALES, 1990, 2016; DEVITT, 2004; BAZERMAN, 2005), a qual alia os Estudos Retóricos de Gêneros (ERG) e o Inglês para Fins Específicos (ESP). O corpus é composto por 11 entrevistas semiestruturadas e realizadas presencialmente com professores e alunos participantes da IC. A visão de iniciação científica que os professores têm está alinhada ao que realmente é proposto no edital, ou seja, preparar os alunos para serem futuros pesquisadores. Os alunos, apesar de terem a ideia de serem inseridos na pesquisa, atribuem à IC também o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, isto é, uma visão mais voltada para o ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo