Leituras pragmáticas: desenvolvimento de competências interacionais em língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83578Palavras-chave:
Pragmática, Sociopragmática, Espanhol língua estrangeira, Abordagem por tarefas, Ensino/aprendizagem de línguasResumo
Neste texto, é proposta uma unidade didática destinada a estudantes brasileiros de espanhol do 3o ano do ensino médio e que visa a desenvolver competências pragmáticas na língua-alvo. Na unidade é desenvolvido um trabalho distribuído ao longo de alguns encontros, com os seguintes temas pragmáticos: o valor relativo dos diminutivos, a formalidade e formas de negar. São discutidos os conceitos de sociopragmática, pragmalinguística e ideomas culturais (BRIZ, 2004). A atividade, que conta com os pressupostos teóricos da Língua em Uso (ELLIS; LARSEN-FREEMAN, 2009; BYBEE, 2010), é concluída com a realização de uma tarefa final (NUNAN, 1996; ESTAIRE, 2007). A proposta visa a atender a necessidade de sensibilização à pragmática para um letramento mais pleno em língua estrangeira.
Referências
BRIZ, A. Cortesía verbal codificada y cortesía verbal interpretada. In: BRAVO, D; BRIZ, A. (ed.). Pragmática sociocultural: análisis del discurso de cortesía en español. Barcelona: Ariel, 2004. p. 67-93.
BRIZ GÓMEZ, E. A. La cortesía al hablar español. III Jornadas de Formación de Profesores de ELE en China. Suplementos SinoELE, 3, 2010.
BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.CASTRO, F. Soy un mexicano atípico. México, 2020. Quora. Disponível em: https://es.quora.com/Por-qu%C3%A9-se-dice-que-algunos-mexicanos-no-sabemos-decir-no. Acesso em: 8 ago. 2022.
DELAHAIE, J. Sociopragmatic competence in FFL language teaching: towards a principled approach to teaching discourse markers in FFL. In: BEECHING, K.; WOODFIELD, H. (ed.). Researching sociopragmatic variability: perspectives from Variational, Interlanguage and Contrastive Pragmatics. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 253-275.
DIESSEL, H. The grammar network: how linguistic structure is shaped by language use. New York: Cambridge University Press, 2019.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e aescrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.;SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad.: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3. ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
ELLIS, N. C.; LARSEN-FREEMAN. D. (ed.). Language as a Complex Adaptive System. Language Learning, n. 59, Suppl. 1, 2009.
ESTAIRE, S. 2007. La enseñanza de lenguas mediante tareas: principios y planificación de unidades didácticas [en línea]. Disponível em: http://www.nebrija.es/espanolparainmigrantes/flash/ensenar/PDF/articulo-tareas.pdf. Acesso: 25 mar. 2021.
MARMARIDOU, S. Pragmalinguistics and sociopragmatics. In: BUBLITZ, W; NORRICK, N. R. (ed.). Foundations of Pragmatics. New York: De Gruyter Mouton, 2011. p. 77-106.
MATOS, D. C. V. S. Formação intercultural de professores de espanhol e materiais
didáticos. Abehache, ano 4, n. 6, 2014, p. 165-185.
NUNAN, D. El diseño de tareas para la clase comunicativa. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
LANGACKER, R. W. Culture, cognition, and grammar. In: PÜTZ, M. (ed.). Language contact and language conflict. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1994. p
LANGACKER, R. The relevance of cognitive grammar for language pedagogy. In: DE KNOP, S.; DE RYCKER, T. (ed.). Cognitive Approaches to Pedagogical Grammar: A Volume in Honour of René Dirven. Berlin: Mouton de Gruyter, 2008.
PALABRA DE CHILE. Los diminutivos y los tratamientos. In: Palabra de Chile. Espanha, 23 maio 2013. Disponível em: http://palabradechile.blogspot.com/2013/05/los-diminutivos-y-los-tratamientos.html. Acesso em: 05 ago. 2022.
PINHEIRO-CORREA, P.; LAGARES, X. Confluencia. São Paulo: Moderna, 2016.
PUGA, J. Cómo hablamos cuando hablamos. Santiago de Chile: Ceibo, 2014.
PUGA LARRAÍN, J. La observación participante en el estudio de la atenuación del castellano de Chile. In: ESCAMILLA, M., J.; HENRY VEGA , G. (eds). Miradas multidisciplinares a los fenómenos de cortesía y descortesía en el mundo hispánico. Barranquilla-Estocolmo: Universidad del Atlántico -Universidad de Estocolmo; CADIS –Programa EDICE, 2012. p. 413-450.
SHARIFIAN, F. Cultural Linguistics. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins, 2017.
ZANÓN, J. La Enseñanza del Español mediante Tareas. Madrid, Edinumen, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.