Variação linguística e ensino de espanhol: propostas didáticas

Autores

  • Vanessa Cruz Mantoani Universidade Estadual de Londrina
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83591

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar propostas didáticas de Língua Espanhola, sob a perspectiva variacionista, direcionadas ao ensino do idioma no Brasil a fim de fornecer subsídios aos professores de Espanhol na tarefa de abordar a língua em sua diversidade. Para isso, buscou-se alicerce teórico nos pressupostos da Sociolinguística e, mais especificamente, da Sociolinguística Educacional (a partir dos trabalhos de Bortoni-Ricardo, 2005, 2008), incluindo a proposta da Pedagogia da variação (principalmente sob a luz dos estudos de Faraco, 2008). Apresentam-se, primeiramente, dados de entrevistas com professores do estado do Paraná a respeito de sua prática relacionada à abordagem da variação da língua, abarcando os recursos didáticos utilizados e, em segundo lugar, apresentam-se propostas didáticas que contemplam a variação da Língua Espanhola. Os resultados revelam um cenário positivo, visto que a maioria dos professores busca tratar as variedades da Língua Espanhola, o que aponta para a necessidade de materiais didáticos adequados a este fim. Para tanto, sugeriram-se propostas didáticas a fim de subsidiar o trabalho docente no que diz respeito ao tratamento da diversidade linguística nas aulas de Língua Espanhola.

s que contemplam a variação da Língua Espanhola.

Referências

BRANDIMONTE, G. El soporte audiovisual en la clase de ELE: el cine y la televisión. In: XIV CONGRESO INTERNACIONAL DE ASELE, 2003, Burgos. Actas [...] Burgos: ASELE, 2003. p. 870-881. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1159666. Acesso em: 18 ago. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

BORTONI-RICARDO, S. M. Tem a sociolinguística efetiva contribuição a dar à educação? In: BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 127-146.

BORTONI-RICARDO S. M. O tratamento do conceito de "relativismo cultural" nas séries iniciais da escolarização. In: COX, M. I. P. (org.). Que português é esse? Vozes em conflito. Mato Grosso: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2008. p. 67-82.

CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

CAMACHO, R. G. A variação linguística. In: SÃO PAULO. Subsídios à proposta curricular de Língua Portuguesa para o 1° e 2° graus. São Paulo: SE/CENP, 1988. p. 29-41.

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

ERICKSON, F. Transformation and school success: the politics and culture of educational achievement. Anthropology & Education Quarterly, v. 18, n. 4, p. 335-56, 1987.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

GARCIA, J. Publicidad Arroz Puritas Uruguay. Canal de João Garcia no YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BbHjXRfLVr4. Acesso em: 23 ago. 2021.

GATURRO ([2020]). Disponível em: www.gaturro.com. Acesso em: 24 ago.2021.

ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos e a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

LABOV, W.W. The logic of nonstandard English Philadesphia. University of Pennsylvania Press, 1969.

LABOV, W.W. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MANTOANI, V. C. A variação linguística na aula de Língua Espanhola: alguns olhares. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000217347. Acesso em: 19 ago. 2021.

MORENO FERNÁNDEZ, F. ¿Qué español enseñar? Madrid: Arco Libros, 2000.

MORENO FERNÁNDEZ, F. Español de España – Español de América: Mitos y realidades de su enseñanza. In: V Congreso Internacional de FIAPE, 2014, Cuenca. Anais […]. Cuenca: 2014. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:c42db20c-b55a-4262-a688-2914a90ff495/7--espanol-de-espana-espanol-de-america--morenofernandezpaco-pdf.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

VILLALBA, T. K. B. O ensino do espanhol no Brasil: revisitando o tema da política linguística. In: ZORZO-VELOSO, V. F.; FERREIRA, C. C.; ORTIGOZA, A. F. (org.). El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos. Londrina: UEL, 2013. p. 13-26.

Downloads

Publicado

2022-08-22