Ensino de espanhol com o padlet: propostas de atividades para uma unidade didática com o gênero artigo de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83612

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo propor uma unidade didática de ensino de produção textual em língua espanhola com o gênero artigo de opinião a partir do uso do aplicativo padlet, considerando as suas funcionalidades enquanto ferramenta colaborativa que tem sido bastante utilizada durante o ensino remoto. Esta unidade didática tem como público-alvo estudantes de espanhol em nível intermediário de cursos de línguas ou da graduação em Letras - Língua Espanhola. Baseamo-nos teoricamente em autores como Bezemer e Kress (2015), Coscarelli (2016) e Ribeiro (2018) para propor uma sequência de atividades que visam integrar diferentes letramentos no ensino de produção textual por meio de um artigo de opinião. A partir dessa proposta, percebemos que o padlet é um ambiente virtual rico em possibilidades de interação, permitindo aos seus usuários desenvolverem as atividades de produção e de reescrita textual de forma colaborativa e com a tutoria do professor em todo o processo.

Biografia do Autor

Maria Elízia Cavalcante Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, cursando Letras/Língua Espanhola na mesma instituição. Possui experiência com ensino de língua espanhola com participação no Programa Residência Pedagógica no ano de 2019. Atua como professora de Língua Inglesa no Ensino Básico em rede Municipal. Tem interesse nas áreas de Multimodalidade e Multiletramentos, Literatura, Ensino e Ensino de Línguas Estrangeiras.

Referências

BENTO, A. de S.; PEREIRA, C. C. A sequência didática como recurso de sucesso para produção de gêneros de texto nas olimpíadas de língua portuguesa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 1, p. 86-104, jan./abr. 2019. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/3497/1910. Acesso em: 20 abr. 2020.

BEZEMER, J.; KRESS, G. The textbook in a changing multimodal landscape. In: KLUG, N. M; STOCKL, H. Language in Multimodal Contexts. New York/Berlin: De Gruyter, 2015. p1-28. Disponível em: https://www.academia.edu/5945673/The_textbook_in_a_changing_multimodal_landscape. Acesso em: 31 mar. 2021.

COSCARELLI, C. V. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

D’ANDRÉA, C. Processos editoriais na wikipedia: desafios e possibilidades da edição colaborativa. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 135-144.

KERSCH, D. F; DORNELLES, A. J. C. Leitura + escrita + tecnologias digitais: as fanfics como possibilidade para desenvolver a leitura e a escrita e aproximar os alunos da literatura. In: KERSCH, D. F. [et. al.] (org.). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para e além da Escola. São Leopolo, Casa Leiria, 2021. p. 55-68.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479 jul./dez. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009. Acesso em: 31 mar. 2021.

MATTOS, E; ECHENIQUE, M; OLIVEIRA, N. A. O uso do padlet em um curso de licenciatura em letras: letramentos digitais, formação docente e habilidades orais e escritas em espanhol. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 4., 2019, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, UFMG, 2019. p.1-15. Disponível em: www.congressos.ufmg.br. Acesso em: 07 mar. 2021.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. M. C.; ROCA, M. P. (org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acesos. São Paulo: Contexto, 2013. p. 11 -24.

RIBEIRO, A. E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

RIBEIRO, A. E. Leitura, escrita e tecnologia: questões relações e provocações. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31-42.

SILVA, P. G.; LIMA, D. S. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 16. n 1, p. 83-92, jul. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86051/49407 Acesso em: 7 mar. 2021.

ZACHARIAS, V. R. C. Letramento Digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 15-29.

Downloads

Publicado

2022-08-22