Os tweets em aulas de Espanhol como língua estrangeira no Ensino Médio: uma proposta de unidade didática

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83653

Resumo

O objetivo do presente artigo é propor uma unidade didática (UD) focada no gênero tweet para o ensino de espanhol para brasileiros. Nossa UD se baseou na proposta de Matos (2014), nos conceitos de gênero textual, de Bakhtin (2003), e do gênero tweet, de acordo com Varo Domínguez e Cuadros Muñoz (2013). Consideramos também estudos, como os de Colombo (1992) e Akerberg (2006), sobre os significados dos pretéritos (perfeito simples e perfeito composto) na variedade mexicana do espanhol. Assim, propusemos nossa UD, formada por um bloco de preparação, em que definimos os seus objetivos, bem como os textos que a formaram e a temática explorada – saúde mental na rede social Twitter; quatro blocos de atividades, compostos por uma reportagem e sete tweets – seguidos por uma atividade avaliativa; e um bloco de reflexão final, com uma proposta de compartilhamento de experiências dos alunos acerca das temáticas debatidas ao longo da unidade.

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Publicado

2022-08-22