Abriendo grietas en proyectos integradores: unidades didáticas de língua espanhola em diálogo na área de linguagens

Autores

  • Antônio Carlos Silva Júnior Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83667

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar propostas de unidades didáticas que encontrem grietas (WALSH, 2013) para que a língua espanhola possa dialogar com Projetos Integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias ou outras, já que, segundo a BNCC, o idioma não integra a área da Formação Geral Básica e, por isso, não foi contemplado no edital e obras do objeto 1 do PNLD 2021. Como aporte teórico, as reflexões e sugestões aqui evidenciadas estão vinculadas à área da Linguística Aplicada em seu caráter transgressivo (PENNYCOOK, 2006), por seu engajamento em práticas problematizadoras, a quebra de regras e o atravessamento reflexivo de fronteiras, e fundamentadas em Fazenda (2002; 2008), Freire (2019), Freire e Faundez (1985), Gama (2018), Hernández e Ventura (1998), Matos (2014) e Walsh (2013; 2017). A partir das propostas das unidades didáticas sobre os temas integradores do PNLD 2021, é possível vislumbrar a integração da língua espanhola nos projetos.

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Publicado

2022-08-22