Práticas educativas dialógicas com análise multissemiótica de canções de denúncia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83687Resumo
As canções de denúncia, como gênero de discurso, manifestações da linguagem viva, com enunciados completos e complexos, imbuídos de ideologias e memórias sociais, mobilizam interações discursivas multissemióticas, intergenéricas, multiculturais e cronotópicas, nas práticas educativas dialógicas de ensino e aprendizagem de línguas. Estas práticas possibilitam negociação consensual, entre professores e estudantes, na escolha de canções e temas valorativos, locais e globais, para o ensino e aprendizagem de línguas. Visam à formação de estudantes com autonomia, pensamento crítico, leitura de mundo historicamente constituída, estimulam a valorização da esperança, da tolerância, promovem a ética e a sensibilidade estética. Neste estudo, utilizando o tetragrama de análise multissemiótica da canção, analisamos “Um Índio” de Caetano Veloso, como canção global e “Sepé Tiaraju” de Marcos Baltar, como canção local, tendo como tema gerador a denúncia da violência histórica contra os povos originários brasileiros.
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