Práticas educativas dialógicas com análise multissemiótica de canções de denúncia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83687

Resumo

As canções de denúncia, como gênero de discurso, manifestações da linguagem viva, com enunciados completos e complexos, imbuídos de ideologias e memórias sociais, mobilizam interações discursivas multissemióticas, intergenéricas, multiculturais e cronotópicas, nas práticas educativas dialógicas de ensino e aprendizagem de línguas. Estas práticas possibilitam negociação consensual, entre professores e estudantes, na escolha de canções e temas valorativos, locais e globais, para o ensino e aprendizagem de línguas. Visam  à formação de estudantes com autonomia, pensamento crítico, leitura de mundo historicamente constituída, estimulam a valorização da esperança, da tolerância, promovem a ética e a sensibilidade estética. Neste estudo, utilizando o tetragrama de análise multissemiótica da canção, analisamos “Um Índio” de Caetano Veloso, como canção global e “Sepé Tiaraju” de Marcos Baltar, como canção local, tendo como tema gerador a denúncia da violência histórica contra os povos originários brasileiros.

Biografia do Autor

Roberto Baron, UFSC - Florianópolis, SC

http://lattes.cnpq.br/3899753676229431

Doutoramento com início no 1º semestre de 2017 em Linguística Aplicada na UFSC, MESTRE EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM com a dissertação "O Discurso Pedagógico nos jogos de simulação de vida e ambientes por telefone celular: o jogo The Sims2" , linha de pesquisa "Análise Discursiva de processos Semânticos"; Universidade do Sul de Santa Catarina/Unisul, Campus Tubarão/Pedra Branca, Cidade de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. A proposta analisou, sob o olhar da Análise de Discurso da linha Francesa, a possibilidade de um discurso pedagógico inserido num jogo eletrônico (rodado em computador ou telefone celular) como apoio aos processos de ensino e aprendizagem. A reflexão foi conduzida a partir da análise de figuras (imagens) e ferramentas de simulação presentes no jogo de simulação de vida e ambientes The Sims2 da EA Games. A tipologia dos discursos e as condições de produção de sentido desenvolvidas por Eni P. Orlandi são as fundamentações teóricas predominantes para a análise. A metodologia utilizada é a da comparação do discurso pedagógico vigente nas escolas com as características do discurso que o estudante produz a partir da posição discursiva de sujeito jogador. Pretende-se com a comparação encontrar caminhos para relacionar os discursos e as condições de produção de sentido presentes nos jogos de simulação de vida e de ambientes jogados no telefone celular com os processos de ensinar, estudar e aprender. ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da Unisul - UnisulVirtual (2005/2007) com a monografia "Aprendizagem Independente e Comunicação Móvel". TEORIA E PRÁTICA DO DESIGN INSTRUCIONAL(2005) ministrado à distância pela Livre Docência - Tecnologia Educacional. TECNOLOGIA MULTIMÍDIA DIGITAL - Para incrementar os conhecimentos sobre tecnologias digitais concluí o curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital, da Unisul - Virtual em Julho de 2010, que proporciona condições para usar as mídias digitais em várias áreas, inclusive na Educação à Distância, por meio de conhecimentos sobre games, vídeos digitais, desenho animado, desenvolvimento de projetos multimídia, entre outros. LICENCIATURA EM LETRAS.PORTUGUÊS E INGLÊS E LITERATURAS pela Universidade Regional de Blumenau (2000). ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS MÍDIAS, RÁDIO E TV pela Universidade Regional de Blumenau (2003) com a monografia "Os Educandos e Educadores Usando as Mídias para Sua Automotivação no Processo de Aprendizagem e Ensino da Língua Brasileira na Educação Básica". Professor de língua inglesa, redação, gramática da língua portuguesa e literatura do Brasil do Ensino Médio Noturno na Escola Estadual de Educação Básica Professor Joao Boos entre 2002 e Agosto de 2010. Procuro por doutorado nas áreas de Linguística, Ciências da Linguagem, Análise do Discurso, Educação ou Educação a Distância a fim de refletir e discutir a tese de que ensinar, estudar e aprender a língua portuguesa do Brasil por meio de jogos de simulação de vidas e ambientes poderá aproximar os sentidos vivenciados pelos alunos em seu cotidiano com os sentidos ensinados nas escolas e com isso os alunos poderiam ter mais oportunidades de desenvolver a leitura, a interpretação a escrita e o espírito crítico na língua padrão do protuguês do Brasil.
(Texto informado pelo autor)

Marcos Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suiça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB), em 2019 publicou o livro Oficina da canção: do maxixe ao samba-canção. Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência e Vice-Coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA - UFSC. (Texto informado pelo autor)

Camila Farias Fraga, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011). Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atualmente exerce o cargo de Pedagoga na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Campus Florianópolis. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Artigo