Dialogical Educational Practices with Multisemiotic Analysis of denunciation songs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e83687

Abstract

ABSTRACT: Denunciation songs, as a discursive genre, manifestations of living language, with complete and complex statements, impregnated with ideologies and social memories, mobilize multisemiotic, intergeneric, multicultural and chronotopic discursive interactions in dialogic educational practices of language teaching and learning. These practices allow a consensual negotiation between teachers and learners in the choice of local and global songs and themes of value for language teaching and learning. They aim at forming students with autonomy, critical thinking, historically constituted reading of the world, stimulating the valuing of hope, tolerance, promoting ethics and aesthetic sensitivity. In this study, using the tetragram of multisemiotic analysis of the song, we analyze “Um Índio” by Caetano Veloso, as a global song, and “Sepé Tiaraju” by Marcos Baltar, as a local song, having as a generating theme the denunciation of historical violence against Brazilian native peoples.

Author Biographies

Roberto Baron, UFSC - Florianópolis, SC

http://lattes.cnpq.br/3899753676229431

Doutoramento com início no 1º semestre de 2017 em Linguística Aplicada na UFSC, MESTRE EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM com a dissertação "O Discurso Pedagógico nos jogos de simulação de vida e ambientes por telefone celular: o jogo The Sims2" , linha de pesquisa "Análise Discursiva de processos Semânticos"; Universidade do Sul de Santa Catarina/Unisul, Campus Tubarão/Pedra Branca, Cidade de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. A proposta analisou, sob o olhar da Análise de Discurso da linha Francesa, a possibilidade de um discurso pedagógico inserido num jogo eletrônico (rodado em computador ou telefone celular) como apoio aos processos de ensino e aprendizagem. A reflexão foi conduzida a partir da análise de figuras (imagens) e ferramentas de simulação presentes no jogo de simulação de vida e ambientes The Sims2 da EA Games. A tipologia dos discursos e as condições de produção de sentido desenvolvidas por Eni P. Orlandi são as fundamentações teóricas predominantes para a análise. A metodologia utilizada é a da comparação do discurso pedagógico vigente nas escolas com as características do discurso que o estudante produz a partir da posição discursiva de sujeito jogador. Pretende-se com a comparação encontrar caminhos para relacionar os discursos e as condições de produção de sentido presentes nos jogos de simulação de vida e de ambientes jogados no telefone celular com os processos de ensinar, estudar e aprender. ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da Unisul - UnisulVirtual (2005/2007) com a monografia "Aprendizagem Independente e Comunicação Móvel". TEORIA E PRÁTICA DO DESIGN INSTRUCIONAL(2005) ministrado à distância pela Livre Docência - Tecnologia Educacional. TECNOLOGIA MULTIMÍDIA DIGITAL - Para incrementar os conhecimentos sobre tecnologias digitais concluí o curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital, da Unisul - Virtual em Julho de 2010, que proporciona condições para usar as mídias digitais em várias áreas, inclusive na Educação à Distância, por meio de conhecimentos sobre games, vídeos digitais, desenho animado, desenvolvimento de projetos multimídia, entre outros. LICENCIATURA EM LETRAS.PORTUGUÊS E INGLÊS E LITERATURAS pela Universidade Regional de Blumenau (2000). ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS MÍDIAS, RÁDIO E TV pela Universidade Regional de Blumenau (2003) com a monografia "Os Educandos e Educadores Usando as Mídias para Sua Automotivação no Processo de Aprendizagem e Ensino da Língua Brasileira na Educação Básica". Professor de língua inglesa, redação, gramática da língua portuguesa e literatura do Brasil do Ensino Médio Noturno na Escola Estadual de Educação Básica Professor Joao Boos entre 2002 e Agosto de 2010. Procuro por doutorado nas áreas de Linguística, Ciências da Linguagem, Análise do Discurso, Educação ou Educação a Distância a fim de refletir e discutir a tese de que ensinar, estudar e aprender a língua portuguesa do Brasil por meio de jogos de simulação de vidas e ambientes poderá aproximar os sentidos vivenciados pelos alunos em seu cotidiano com os sentidos ensinados nas escolas e com isso os alunos poderiam ter mais oportunidades de desenvolver a leitura, a interpretação a escrita e o espírito crítico na língua padrão do protuguês do Brasil.
(Texto informado pelo autor)

Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suiça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB), em 2019 publicou o livro Oficina da canção: do maxixe ao samba-canção. Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência e Vice-Coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA - UFSC. (Texto informado pelo autor)

Camila Farias Fraga, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011). Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atualmente exerce o cargo de Pedagoga na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Campus Florianópolis. (Texto informado pelo autor)

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Published

2023-01-30

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Article