A alfabetização na perspectiva linguística do projeto O Pulo do Sapo

Autores

  • Luiz Carlos Cagliari Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e84536

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguística, O Pulo do Sapo, Ensinar e Aprender

Resumo

Neste trabalho, vou me dedicar a três tópicos relacionados entre si: 1) a importância da Linguística Moderna no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita; 2) alguns comentários especiais sobre política educacional em geral e elaboração dos currículos escolares; e 3) informações a respeito do projeto de alfabetização, chamado O Pulo do Sapo. Dos três tópicos, o que recebe mais destaque é O Pulo do Sapo, que é um projeto de alfabetização escolar elaborado levando em conta os conhecimentos linguísticos necessários ao ensino da alfabetização na escola, que constituem a base subjacente a todo processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 1 dez. 2022.

CAGLIAR, L. C. Projeto Pulo do Sapo. Alfabetizando online. 2019. Disponível em: https://www.alfabetizandoonline.com/projeto-pulo-do-sapo Acesso em: 1 dez. 2022.

CAGLIARI, L. C. Aspectos teóricos da ortografia. In: SILVA, M. (org.). Ortografia da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Contexto. 2009. p.17-52.

CAGLIARI, L. C. A história do alfabeto. São Paulo: Ed. Paulistana. 2009a.

CAGLIARI, L. C. Como alfabetizar: 20 anos em busca de soluções. In: LAMPRECHT, R.; MENUZZI, S. (org.). Letras de Hoje. Porto Alegre: PUCRS, vol. 36, n. 3. 2001. p. 47-66.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o BA-BE-BI-B0-BU. São Paulo: Editora Scipione. 1998.

CAGLIARI, L. C. O príncipe que virou sapo: considerações a respeito da dificuldade de aprendizagem das crianças na alfabetização. In: PATTO, M. H. S. (org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa da do Psicólogo. 3ª ed. revista e atualizada. 1997. p. 193-224.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

CAGLIARI, L. C. A escola não deve reprovar ninguém. In: Nova Escola. São Paulo: Fundação Victor Civita (Editora Abril). 1988, Ano III, n. 26. p. 26-28 (entrevista).

CAGLIARI, L. C. Caminhos e descaminhos da fala, da leitura e da escrita na escola. In: Projeto Ipê - Ciclo Básico. São Paulo: CENP-SE-SP, 1985. p. 45-60.

CAGLIARI, L. C.; GIOVANI, F. Letras e textos. São Paulo: Paulistana, 2015.

CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. S. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon Edições Científicas. 2009.

CORRÊA, G. 4 em cada 10 crianças de 6 a 7 anos não sabem ler e escrever. In: Jornal Folha de São Paulo, Cotidiano B1, 9 fev. 2022.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

LIMA, E. S. Promoção automática x progressão continuada: o nó da organização escolar em ciclos. Porto Alegre: GEPA, 4, 2018.

MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado de Letras. 1999.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

SOARES, M. Alfaletrar. São Paulo: Editora Contexto, 2020.

Downloads

Publicado

2023-02-07