Relações de discurso e interação: a articulação das linguagens verbal e não-verbal no contexto da formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e85434

Palavras-chave:

Relações de discurso, Interação, Formação profissional

Resumo

Neste trabalho, focalizamos o fenômeno da articulação de constituintes do texto em ações no contexto da formação profissional. Para isso, valemo-nos de contribuições da abordagem genebrina para o estudo da organização do discurso, por permitir uma adequada aproximação de tal fenômeno, que envolve aspectos interacionais, multimodais e cognitivos. Neste estudo, analisamos interações ocorridas em uma oficina de alvenaria, das quais participaram o formador e três aprendizes eletricistas. As interações ocorreram no ano de 2005, no cantão de Genebra, Suíça, e foram produzidas em francês. As análises evidenciaram que, no contexto da formação profissional, as relações de discurso, como reformulação, argumento e contra-argumento, permitem aos interlocutores (formadores e aprendizes) articularem constituintes do texto (atos e intervenções) em ações. Agindo dessa forma, tanto aprendizes quanto o formador colaboram no processo ao longo do qual se dão as atividades formativas.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Faculdade de Letras da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG.

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Publicado

2023-10-20

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Artigo