A relação texto-imagem no discurso jornalístico sob enfoque da linguística crítica

Autores

  • Leonardo Antonio Soares Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e85517

Palavras-chave:

Discurso jornalístico, Organização de elementos, Estrutura de equilíbrio, Estilo linguístico

Resumo

Dada a importância e poder das notícias na sociedade contemporânea, não é surpresa que o discurso jornalístico seja tão estudado. Tal discurso possui características e métodos de produção e consumo específicos. O objetivo deste artigo é identificar a inter-relação entre textos escritos e as imagens nas capas de dois jornais impressos mineiros, produzidos durante a pandemia de Covid-19, a partir do estilo linguístico, da análise da organização dos elementos de capa, da Estrutura de Equilíbrio (EE) fornecida pelos produtores e das práticas discursivas que moldam o discurso jornalístico. Para que os objetivos sejam alcançados, busco suporte na Análise Crítica do Discurso. Por outro lado, os estudos que analisam especificamente as práticas discursivas do discurso jornalístico são de extrema importância. Os resultados apontam que: os recursos linguísticos foram ajustados ao público-alvo; as imagens estabeleceram relações importantes com os textos escritos; e o valor de notícia se mostrou importante na confecção das capas.

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2024-03-06

Edição

Seção

Artigo