Os dígrafos do português na escrita de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas
  • Lissa Pachalski Universidade Federal de Pelotas
  • Lorenzo Richetti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e85764

Resumo

Este artigo busca descrever e analisar a grafia dos dígrafos do sistema ortográfico do português brasileiro (PB) por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o erro (orto)gráfico é tido como objeto principal de análise, sendo discutido considerando-se um tratamento qualitativo e quantitativo-descritivo, segundo as variáveis tipo de escola (pública e particular), série, tipo de dígrafo e natureza de erro. Os resultados mostram que há decréscimo de erros à medida que avançam as séries e que há maior incidência de erros na escola pública. No entanto, são observadas similaridades em relação à qualidade do erro produzido em ambas as escolas. As crianças dão tratamento diferenciado aos dígrafos de acordo com o tipo de complexidade envolvida na relação fonema-grafema. Os dígrafos que aparentam ser maior objeto de dúvida são os heterossilábicos, considerando-se os índices gerais de erro em relação aos acertos e sua natureza quase categoricamente ortográfica. Repercussões para o ensino são discutidas.

Biografia do Autor

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da UFPel. Pesquisadora do CNPq, Nível 2

Lorenzo Richetti, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Bolsista de Iniciação Científica (PROBIC/FAPERGS, 2018-2019) no Grupo de Pesquisa, Filosofia e Práxis Social (FEPráxiS/FaE/UFPel). Voluntário no Projeto de Ensino Pedagogia das Emergências: Cenários e Carreira (2018), e também no projeto sucessor Pedagogia Cenários e Carreiras: Pedagogia Hospitalar (2019). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq, 2019-2020; PBIP-AE/UFPel, 2020-2021; PIBIC/CNPq, 2021-2022) no Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/FaE/PPGE/UFPel).

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Publicado

2023-02-07