Os dígrafos do português na escrita de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e85764Resumo
Este artigo busca descrever e analisar a grafia dos dígrafos do sistema ortográfico do português brasileiro (PB) por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o erro (orto)gráfico é tido como objeto principal de análise, sendo discutido considerando-se um tratamento qualitativo e quantitativo-descritivo, segundo as variáveis tipo de escola (pública e particular), série, tipo de dígrafo e natureza de erro. Os resultados mostram que há decréscimo de erros à medida que avançam as séries e que há maior incidência de erros na escola pública. No entanto, são observadas similaridades em relação à qualidade do erro produzido em ambas as escolas. As crianças dão tratamento diferenciado aos dígrafos de acordo com o tipo de complexidade envolvida na relação fonema-grafema. Os dígrafos que aparentam ser maior objeto de dúvida são os heterossilábicos, considerando-se os índices gerais de erro em relação aos acertos e sua natureza quase categoricamente ortográfica. Repercussões para o ensino são discutidas.
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