Community and independent newspapers in the city of Florianópolis/SC: convergences and divergences in the dominant journalism discourse
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e86927Keywords:
Community Journalism, Independent Journalism, Dominant Journalism, Discourse, Objectivity/neutralityAbstract
The close relation between journalistic practices and other social practices implies the need of a critical analysis on the impacts of journalism in its different manifestations. On the one hand, there is the dominant journalism, which manages the structure of the current public thinking. Although it dictates information according to specific interests (Soares, 2006), dominant journalism claims to be neutral and impartial. On the other hand, alternative journalism, such as union, community, and independent, promotes social transformation and adopts positioned bias. This article aims to analyze the discourse in eight community newspapers and three independent newspapers in the city of Florianópolis/SC to identify to what extent they are close or distant from the dominant journalism model, considered from the discourse of NSC Communication. Thus, the discussion is based on the theoretical-methodological approach of Critical Genre Analysis from Bonini (2013; 2017). Results suggest different degrees of convergence/divergence concerning the precepts of the dominant journalism in the community and independent newspapers analyzed.
References
ABREU, M. S. (org.). A rebelião do vivido no jornalismo independente de Florianópolis. Florianópolis: Pobres & Nojentas; Letra Editorial, 2020.
ASSIS, E.; CAMASÃO, L.; SILVA, M.; CHRISTOFOLETTI, R. Autonomia, ativismo e colaboração: contribuições para o debate sobre a mídia independente contemporânea Pauta Geral - Estudos em Jornalismo. v. 4, n. 1, p. 3-20, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9899/5813. Acesso em: 23 nov. 2023.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1952/53]. p. 277-327.
BARBOSA, A. O jornalismo e a construção da contra-hegemonia: análise da revista do MST a partir dos conceitos gramscnianos de jornalismo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 1, p. 236-245, 2012. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/102/103 . Acesso em: 23 nov. 2023.
BENITES, A. A máquina de “fake news” nos grupos a favor de Bolsonaro no WhatsApp. El País, São Paulo, 28 set. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/26/politica/1537997311_859341.html. Acesso em: 6 jul. 2022.
BONINI, A. A reenunciação do discurso jornalístico na produção de jornais escolares brasileiros – estudo de caso de um projeto de larga escala. Revista Brasileira de Linguística Aplica, v. 22, n. 2, p. 535-564, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/STZLckckS594VjdMkSP4kHp/ . Acesso em: 23 nov. 2023.
BONINI, A. Políticas de enseñanza de prácticas periodísticas en escuelas de Argentina y Brasil. Signo y Seña, n. 35, p. 107-126, 2019. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/6940 . Acesso em: 23 nov. 2023.
BONINI. A. A construção da autoria nas atividades de leitura, escrita e oralidade no livro didático para o ensino médio. In: SILVA, S. B. B.;; PEREIRA, J. N. (orgs.). Língua Portuguesa e Literatura no Livro Didático: desafios e perspectivas. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 340-361.
BONINI A. O jornal escolar como mídia contra-hegemônica: jornalismo de escola não modelado pelo jornalismo comercial dominante. Linguagem em (dis)curso, v. 17, n. 2, p. 165-182, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/fjzPmW3MDNjzJFgTdTcGPzb/. Acesso em: 23 nov. 2023.
BONINI. A. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (orgs.). Gêneros: um diálogo entre comunicação e Linguística Aplicada. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2013. p. 103-120.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CONEXÃO COMUNIDADE, Quem somos. Disponível em: https://www.jornalconexao.com.br/. Acesso em: 30 out. 2019.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FERNANDES, S. Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira. São Paulo, SP: Autonomia literária, 2019.
FERRETTI-SOARES, V. A série televisiva o sagrado e a prática de publicidade institucional indireta da rede globo: uma análise crítica de gênero. 2013, Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis. 2013.
FIGARO, R.; NONATO, C.; KINOSHITA, J. Jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia: métodos e análises iniciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XL.., 2017, Curitiba. Anais (...) Curitiba, 2017, p. 1-15.
FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública. DELTA. Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada (PUCSP. impresso), v. 33, p. 759-786, 2017.
FILHO, J. A investigação do MP está mostrando que o MBL operava um gabinete do ódio: investigação revela suspeita de esquema de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e fake news no MBL, que se diz vítima do bolsonarismo. The Intercept Brasil, jul. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/07/11/mbl-luciano-ayan-renan-santos-fake-news/ . Acesso em: 1 dez. 2022.
FRANCO DE OLIVEIRA, N. A.; POLATO, A. D. M. Análise linguística: o funcionamento dialógico-valorativo de recorrências gramaticais na notícia. Polifonia, v. 22, n. 31, p. 431-461, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1789. Acesso em: 23 nov. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
HAUBRICH, A. F. Reflexões e caracterizações sobre mídias alternativas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVIII., 2015, Rio de Janeiro. Anais (...) Rio de Janeiro, 2015, p. 1-14.
JORNAL RIO TAVARES. Sobre nós. Disponível em: https://www.facebook.com/jornalriotavares. Acesso em: 30 out. 2019.
MARUIM JORNALISMO. Quem somos. Disponível em: http://maruim.org/quem-somos/#. Acesso em: 30 out. 2019.
MELO, J. M.; ASSIS, F. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom RBCC. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 39-56, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/ . Acesso em: 23 nov. 2023.
MUNIZ JUNIOR. J. de S. Os sentidos sociais da produção cultural independente: usos e abusos de uma noção instável. Revista Parágrafo. v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/366 . Acesso em: 23 nov. 2023.
NEGÓCIOS SC. Mídia kit NSC tv. Disponível em: https://negociossc.com.br/midia-kit-nsc-tv/ . Acesso em: 30 out. 2019.
NSC COMUNICAÇÃO. Quem somos. Disponível em: https://www.nsccomunicacao.com.br/quem-somos/#quem-somos . Acesso em: 30 out. 2019.
PERUZZO, C. M. K. Desafios da comunicação popular e comunitária na cibercultur@: aproximações à proposta de comunidade emergente de conhecimento local. Ciberlegenda, v. n.25, p. 82-99, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36886 . Acesso em: 23 nov. 2023.
PERUZZO, C. M. K. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun. 2009a. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/2108/1247 . Acesso em: 23 nov. 2023.
PERUZZO, C. M. K. Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados e as reelaborações no setor. Eco-Pós, v. 12, p. 46-61, 2009b. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/947/887 . Acesso em: 23 nov. 2023.
PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998. PORTAL CATARINAS. Linha Editorial. Disponível em: https://catarinas.info/linha-editorial. Acesso em: 30 out. 2019.
PORTAL DESACATO. Quem somos. Disponível em: http://desacato.info/quem-somos/. Acesso em: 30 out. 2019.
REMPEL, G. A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica. 2020. Tese. (Doutorado em Linguística) – Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SEQUEIRA, C.; BICUDO, F. Jornalismo comunitário – conceitos, importância e desafios contemporâneos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXX., 2007, Santos, Anais (...) Santos, 2007, p. 1-14.
SOARES, R. P. A. Jornalismo comunitário: uma reinterpretação da mídia (pela construção de um jornalismo pragmático e não dogmático). Revista FAMECOS, n. 30, p. 62-70, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3376/2641Acesso em: 23 nov. 20223.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.
VAN DIJK, K. La noticia como discurso: comprensión, estrutura y producción de la información. Tradução do inglês por Guillermo Gil. Barcelona: Paidós, 1990.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Rights including those in copyright in the content of the published works are owned by Revista Forum Linguistico. Complete or parcial reprint should be authorized by the Editorial Board of the Journal. In case of authorization, the source of the original publication must be stated.
