Análise Dialógica de duas redações nota mil do ENEM de 2017
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88078Palavras-chave:
Heterodiscurso, Posicionamento ideológico, SurdezResumo
Este artigo discute os posicionamentos ideológicos acerca das pessoas surdas expressos nas redações de nota 1000 do ENEM, de 2017. O objetivo consiste em analisar os posicionamentos ideológicos acerca das pessoas surdas nessas redações. O corpus são duas redações nota mil: de Beatriz Servilha e de Yasmin Rocha. O referencial teórico-metodológico foi alicerçado na perspectiva dialógica. Os resultados indicam o aparecimento de tensões em ambos os textos: seja pela oscilação terminológica ao se referir às pessoas surdas, seja pela alternância de perspectivas de compreensão da surdez. Com relação à aproximação com o tema, Beatriz se posiciona por uma perspectiva da surdez como diferença; enquanto Yasmin, por desconhecer a temática, se aproxima mais de uma representação da pessoa surda aliada ao discurso da medicina.
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