Análisis dialógico de dos redacciones nota mil del ENEM 201

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88078

Palabras clave:

Heterodiscurso, Dichos ideologicos, Sordera

Resumen

Este artículo discute las posiciones ideológicas sobre las personas sordas expresadas en las redacciones de nota 1000 del ENEM de 2017. El objetivo es analizar las posiciones ideológicas sobre las personas sordas en esas redacciones. El Corpus se trata de dos redacciones con nota mil: de Beatriz Servilha y de Yasmin Rocha. El marco teórico-metodológico se vincula a la perspectiva dialógica. Los resultados muestran tensiones en ambos textos: bien por la oscilación terminológica al referirse a las personas sordas, bien por la alternancia de perspectivas de comprensión de la sordera. En cuanto al abordaje del tema, Beatriz defiende una perspectiva de la sordera como diferencia. Mientras que Yasmin, por no conocer el tema, se acerca más a una representación de la persona sorda aliada al discurso de la medicina.

Biografía del autor/a

Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Graduado em letras, licenciatura plena em Libras, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em docência no ensino de Libras, pela Escola Superior da Amazônia (Esamaz). Membro do grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), onde, atualmente, está na coordenação, junto a outras pesquisadoras, da linha de estudos da literatura.

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA).

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM/2010. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFPA/2006. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPESUR) e membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA).

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Publicado

2023-10-20

Número

Sección

Artículo