Potencialidades de alfabetização e (multi)letramentos: proposições e perspectivas

Autores

  • Vanessa Suzani da Silva Bandeira
  • Cátia de Azevedo Fronza
  • Simone Luiz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e89568

Palavras-chave:

Alfabetização, (Multi)letramentos, Zona de Potencialização de Desenvolvimento do Sujeito

Resumo

Crianças em fase de alfabetização estão em processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita. Essa aprendizagem deve fazer sentido para a criança e estar inserida em suas práticas sociais. Com foco nesse processo, este artigo busca refletir sobre proposta de atividade elaborada por professoras de 1º ano sobre o tema “meio ambiente”, fundamentada em estudo sobre (multi)letramentos realizados durante formação continuada. Tal reflexão se faz a partir de discussões sobre alfabetização (SOARES, 2021), (multi)letramentos (ROJO; MOURA, 2019), níveis de dimensão axiológica (VOLOCHINOV, 2017) e de mediação (VYGOTSKY, 2008), Zona de Potencialização de Desenvolvimento do Sujeito (ZPD) (YYY, 20YY) e Zona de Despotencialização de Desenvolvimento (HAAG, 2015). Tais pressupostos permitiram identificar, na proposta pedagógica em foco, pistas do que pode levar à (des)potencialização do desenvolvimento dos alunos-alvo, além de se desvelar o papel docente como mediador para contextualizar o tema, questionar, explorar e motivar a aprendizagem.

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Publicado

2023-02-07