Considerações sobre o cenário do ensino do Espanhol no Brasil segundo a visão do professor Antonio Ferreira da Silva Júnior

Autores

  • Glauber Lima Moreira UFDPar/Professor
  • Gretel Eres Fernández USP
  • Valdecy de Oliveira Pontes UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e89882

Resumo

Entrevista

Biografia do Autor

Glauber Lima Moreira, UFDPar/Professor

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) em 2018. Pós-doutorado realizado junto ao Grupo de Pesquisa Seminario de Lexicografía Hispánica, supervisionado pela Profa. Dra. María Águeda Moreno Moreno, Departamento de Filología Española, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de Jaén (Espanha). É professor de espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - DELE. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI (Vice-líder no biênio 2019-2020); Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE (Vice-líder). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Léxico e de Espanhol como Língua Estrangeira (GREPELE/UFDPar-CNPq).

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Publicado

2022-08-22