Sobre o desenvolvimento do aplicativo Gramatikê para o ensino de gramática, fundamentos teóricos e questões práticas

Autores

  • Eloísa Nascimento Silva Pilati UnB
  • Wilson Veneziano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e90556

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Aplicativo, Jogo virtual

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo para smartphones baseado na Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017). O aplicativo, denominado Gramatikê, é inédito, gratuito e está disponível para smartphones e tablets. Seu objetivo principal é servir de apoio para o desenvolvimento da consciência linguística explícita dos usuários, com base na apresentação de princípios que regem certos fenômenos gramaticais, de forma lúdica e ativa. O artigo descreve inicialmente os fundamentos teóricos nos quais o aplicativo se baseia, em seguida, apresenta de forma mais detalhada um dos quatro temas gramaticais abordados - o uso do sinal grave indicativo de crase. Por fim, analisa as avaliações preliminares de professores sobre o aplicativo, obtidas por meio de questionário on-line, que revelam uma avaliação positiva e indicam um futuro promissor para a área.

Biografia do Autor

Eloísa Nascimento Silva Pilati, UnB

Doutora em Linguística

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Publicado

2023-05-26