Breve análise do signo negro(a) no conto “Maria”, de Conceição Evaristo, à luz da semiologia saussuriana

Autores

  • Feliciano José Bezerra Filho UESPI
  • Maxswell Brito Oliveira UESPI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e91018

Palavras-chave:

Racismo linguístico, Semiologia Saussuriana, Maria, de Conceição Evaristo

Resumo

A língua, enquanto componente de linguagem, é parte integrante da estrutura social humana. Em decorrência disso, a língua cria e reproduz traços de desigualdade pautados em sua formação histórica e nas relações de poder a que é submetida. No Brasil, a Língua Portuguesa possui palavras e expressões que contêm o que chamamos de semântica racista, como é o caso do signo negro. Pretende-se, portanto, promover uma breve análise do signo negro utilizando o conto Maria, de Conceição Evaristo, com base nos estudos produzidos por Ferdinand de Saussure (2006) acerca da semiologia, além de outros conceitos desenvolvidos por Gabriel Nascimento (2019), Frantz Fanon (2020), João Teixeira Carvalho Netto (1983), entre outros, a fim de demonstrar como o signo, apesar de sua formação, pode sofrer alteração em seu significado, posicionando a Semiótica como ferramenta ao combate do racismo estrutural.

Referências

ALMEIDA, S. L. de. Racismo Estrutural – São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro - 11. ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

EVARISTO, C. Olhos D’água, - 1. ed. – Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas; traduzido por Sebastião Nascimento e colaboração de Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

KILOMBA, G. Memórias da plantação – Episódio de racismo cotidiano; tradução Jess Oliveira – 1. Ed. –Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos / Kabengele Munanga. – 4° ed. 2º reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2020. – (Coleção Cultura Negra e Identidades)

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. – Belo Horizonte : Letramento, 2016.

NETTO, J. T. C. Semiótica, informação e comunicação. 2ª impressão - São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.

ROCHA, B. SANTANA, C. Por uma semiótica antirracista. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. – São Paulo: Cultrix, 2006.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigo