Leitura dialógica no trabalho com a capa de livro no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e91365Palavras-chave:
Perspectiva dialógica e multimodal, Capa de livro, Leitura, Ensino FundamentalResumo
Este artigo objetiva analisar o trabalho com a leitura multimodal da capa de uma obra literária, em perspectiva dialógica de leitura, de modo a possibilitar a produção de sentidos por estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada nos princípios teóricos de linguagem do Círculo de Bakhtin, da leitura dialógica e das teorias dos multiletramentos. Ela foi desenvolvida com um grupo focal de estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região Norte do país, de modo a integrar os encaminhamentos da fase de exploração do contexto de produção e dos modos de produção de sentidos multimodais. Os resultados evidenciam a leitura como prática de produção de sentidos a envolver o diálogo vivo e valorativo entre os estudantes, de modo a relacionar características imbricadas do Dialogismo e dos Multiletramentos, a permitir a produção de sentidos da capa, no elo entre as linguagens verbal e visual.
Palavras-chaves: Leitura. Perspectiva dialógica e multimodal. Capa de livro. Ensino Fundamental.
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