Leitura dialógica no trabalho com a capa de livro no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e91365

Palavras-chave:

Perspectiva dialógica e multimodal, Capa de livro, Leitura, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo objetiva analisar o trabalho com a leitura multimodal da capa de uma obra literária, em perspectiva dialógica de leitura, de modo a possibilitar a produção de sentidos por estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada nos princípios teóricos de linguagem do Círculo de Bakhtin, da leitura dialógica e das teorias dos multiletramentos. Ela foi desenvolvida com um grupo focal de estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região Norte do país, de modo a integrar os encaminhamentos da fase de exploração do contexto de produção e dos modos de produção de sentidos multimodais. Os resultados evidenciam a leitura como prática de produção de sentidos a envolver o diálogo vivo e valorativo entre os estudantes, de modo a relacionar características imbricadas do Dialogismo e dos Multiletramentos, a permitir a produção de sentidos da capa, no elo entre as linguagens verbal e visual.

Palavras-chaves:  Leitura. Perspectiva dialógica e multimodal. Capa de livro. Ensino Fundamental.

 

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenadora do projeto de pesquisa: “A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem” (UFT); líder do Grupo de Pesquisa “Práticas de Linguagens” (UFT/CNPq) e membro dos Grupos de Pesquisa: “Interação e escrita” (UEM/CNPq) e “Escrita: ensino, práticas, representações e concepções” (Unicamp). Membro do GT – Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. E-mail: angelafuza@uft.edu.br  

Fátima Aparecida Borges-Alves , Universidade Federal do Tocantins

Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Palmas-TO (SEMED/TO). Pedagoga pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, com Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (PPGLetras/Porto Nacional). É membro do grupo de pesquisa “Práticas de Linguagens” (UFT/CNPq). E-mail: fatimaborgesalves@gmail.com

 

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Publicado

2025-03-07

Edição

Seção

Artigo