Palavras em movimento: aprendizagem de vocabulário em Língua Estrangeira em Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e91777Palavras-chave:
Aprendizagem Lexical, Cognição Corporificada, Hipermodalidade, Realidade AumentadaResumo
Por muito tempo, o conhecimento lexical e o movimento corporal ganharam pouco destaque nos vários métodos e abordagens de ensino de línguas (Scaramucci, 1995; Souza, 2004; Gattolin, 2005; Procópio, 2016). Com a inserção de tecnologias imersivas, como a Realidade Aumentada, novas tendências têm ampliado os horizontes da Linguística Aplicada no que se refere à aprendizagem de línguas (Legault et al., 2019). É nesse contexto que o presente trabalho busca explorar a contribuição do movimento corporal na aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira em ambiente em Realidade Aumentada. Os seguintes procedimentos metodológicos foram aplicados aos 15 alunos do ensino médio do Curso Técnico em Informática de um Instituto Federal do Rio de Janeiro: exposição ao ambiente em Realidade Aumentada, questionário de avaliação do ambiente (MAAVIRA) e entrevista individual. Com base nos pressupostos da Cognição Corporificada, esta pesquisa exploratória apresenta caminhos promissores apontando que o movimento corporal pode, efetivamente, contribuir para o aprendizado de vocabulário em inglês como língua estrangeira dado que a hipermodalidade presente na Realidade Aumentada possibilita a combinação e integração de diferentes modalidades na apresentação da informação.
Referências
ASHER, J. The Total Physical Response Approach to Second Language Learning. The Modern Language Journal, v. 53, n. 1, p. 3-17, 1969. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1969.tb04552.x Acesso em: 30 out. 2020.
ASHER, J. The Learning Strategy of the Total Physical Response: A Review. The Modern Language Journal, v. 50, n. 2, p. 79-84, 1966. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1966.tb03573.x Acesso em: 30 out. 2020.
ATKINSON, D. Extended, Embodied Cognition and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, v. 31, n. 5, p. 599-622, dez., 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1093/applin/amq009 Acesso em: 02 dez. 2020.
AZUMA, R. et al. Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 21, p. 34- 47, 2001.
BARSALOU, L. W. Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, v. 59, n. 1, jan., p. 617-645, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.59.103006.093639 Acesso em: 12 dez. 2020.
BERGEN, B.; FELDMAN, J. Embodied Concept Learning. In: GOMILA, T.; CALVO, P. (ed.). Handbook of Cognitive Science. Oxford: Elsevier, 2008, p. 313-331. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-046616-3.00016-5.
BRAGA, D. B. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004. p. 144-162.
CHAN, M. S.; BLACK, J. B. Direct-manipulation animation: Incorporating the haptic channel in the learning process to support middle school students in science learning and mental model acquisition. In: BARAB, S. A.; HAY, K. E; KICKEY, D. T (ed.). PROCEEDINGS OF THE 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE LEARNING SCIENCES (p. 64-70). NJ: LEA, 2006.
CHOI, D.; KIM, M. The Effects of Visual Stimulation and Body Gesture on Language Learning Achievement and Course Interest. Educational Technology International, Seul, v. 16, n. 2, p. 141-166, 2015. Disponível em: http://kset.or.kr/eti_ojs/index.php/instruction/article/view/43. Acesso em: 24 mar. 2021.
CHOMSKY, N. Syntactic structures. The Hague: Mouton & Co, 1957.
EDWARDS, L. Oxford Solutions Placement Test. Oxford University Press, 2007.
GATTOLIN, S. R. O vocabulário na sala de aula de língua estrangeira: contribuições para a elaboração de uma teoria de ensino-aprendizagem. 2005. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
GATTOLIN, S. R. O ensino de vocabulário em língua estrangeira: uma proposta para sua sistematização. 1998. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
GILAKJANI, A. P. et al. The Effect of Multimodal Learning Models on Language Teaching and Learning. Theory and Practice in Language Studies, v. 1, n. 10, out., p. 1321-1327, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.4304/tpls.1.10.1321-1327 Acesso em: 07 jun. 2020.
HERPICH, F. et al. Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 355-364, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95842. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95842 Acesso em: 12 nov. 2020.
JOHNSON-GLENBERG, M. C. et al. Collaborative embodied learning in mixed reality motion-capture environments: Two science studies. Journal of Educational Psychology, v. 106, n. 1, p. 86-104, 2014. Disponível em: http://doi.apa.org/getdoi.cfm?doi=10.1037/a0034008 Acesso em: 4 fev. 2021.
JOHNSON-GLENBERG, M. C. Immersive VR and Education: Embodied Design Principles That Include Gesture and Hand Controls. Frontiers in Robotics and AI, v. 5, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3389/frobt.2018.00081 Acesso em: 12 dez. 2020.
KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon, 1982.
KUO, F. et al. The effects of Embodiment-based TPR approach on student English vocabulary learning achievement, retention and acceptance. Journal of King Saud University - Computer and Information Sciences. Current Advances in Digital Learning Technologies, v. 26, n. 1, Supplement, p. 63-70, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jksuci.2013.10.003 Acesso em: 03 nov. 2020.
LAN, Y. J. et al. Second language acquisition of Mandarin Chinese vocabulary: context of learning effects. Educational Technology Research and Development, v. 63, n. 5, p. 671-690, 2015. Disponível em: https://pennstate.pure.elsevier.com/en/publications/second-language-acquisition-of-mandarin-chinese-vocabulary-contex Acesso em: 6 fev. 2021.
LAUFER, B. Possible changes in attitude toward vocabulary acquisition research. IRAL - International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 24, p. 69-75, 1986.
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988. p. 211-236.
LEGAULT, J. et al. Immersive Virtual Reality as an Effective Tool for Second Language Vocabulary Learning. Languages, v. 4, n. 1, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/languages4010013 Acesso em: 12 dez. 2020.
MAGALHÃES, J. S. A Linguística além da descrição, além do ensino, além de si mesma. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 753-754, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4013/cld.2019.174.04. Acesso em: 8 set. 2021.
MAYER, R. E.; DAPRA, C. S. An embodiment effect in computer-based learning with animated pedagogical agents. Journal of Experimental Psychology Applied, v. 18, n. 3, p. 239-252, 2012.
MAYER, R. E. Multimedia learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
MUSSI, R. F. de F. et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 414 - 430, jan., 2020. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193/32038 Acesso em: 10 set. 2021.
PROCÓPIO, R. B. O uso do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário nos níveis elementar e intermediário de proficiência em inglês. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
RATCLIFFE, J.; TOKARCHUK, L. Evidence for embodied cognition in immersive virtual environments using a second language learning environment. In: 2020 IEEE CONFERENCE ON GAMES (COG), 2020, Osaka, Japan. Procedings [...] Osaka, Japan, 2020, p. 471-478. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9231752/. Acesso em: 13 fev. 2021.
RODRIGUES, D. A. Corpo, sujeito e interação na aprendizagem de uma língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-30072008-114501/ Acesso em: 19 abr. 2021.
SCARAMUCCI, M. V. R. O papel do léxico na compreensão em leitura em língua estrangeira: foco no produto e no processo. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
SCHMITT, N. Vocabulary in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
SAITO, F. S. Aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira em ambiente hipermídia: efeitos da retenção lexical a curto e longo prazo em uma abordagem de ensino e aprendizagem lexical implícita. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
SOUZA, P. N. O uso da hipermídia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em língua estrangeira. 2004. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
TELLIER, M. The effect of gestures on second language memorisation by young children. Gesture, v. 8, n. 2, p. 219-235, jan., 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2008-11564-004 Acesso em: 08 dez. 2020.
TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006.
VÁSQUEZ MACHADO, C. D. Embodied language learning in virtual reality. 2018. Thesis (Master in Media Arts and Sciences) – School of Architecture and Planning, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 2018.
WILSON, M. Six views of embodied cognition. Psychonomic Bulletin & Review, v. 9, n. 4, p. 625-636, dez. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.3758/BF03196322 Acesso em: 17 dez. 2020.
YAMAMOTO, M. J. A. F.; OTA, J. O tratamento dado ao vocabulário nos métodos de ensino: levantamento e análise de atividades. Revista de Letras, Curitiba, v. 18, n. 23, p. 56-74, jul./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3054 Acesso em: 15 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.