Palavras em movimento: aprendizagem de vocabulário em Língua Estrangeira em Realidade Aumentada

Autores

  • Maria Cristina Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná image/svg+xml
  • Patrícia Nora de Souza Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e91777

Palavras-chave:

Aprendizagem Lexical, Cognição Corporificada, Hipermodalidade, Realidade Aumentada

Resumo

Por muito tempo, o conhecimento lexical e o movimento corporal ganharam pouco destaque nos vários métodos e abordagens de ensino de línguas (Scaramucci, 1995; Souza, 2004; Gattolin, 2005; Procópio, 2016). Com a inserção de tecnologias imersivas, como a Realidade Aumentada, novas tendências têm ampliado os horizontes da Linguística Aplicada no que se refere à aprendizagem de línguas (Legault et al., 2019). É nesse contexto que o presente trabalho busca explorar a contribuição do movimento corporal na aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira em ambiente em Realidade Aumentada. Os seguintes procedimentos metodológicos foram aplicados aos 15 alunos do ensino médio do Curso Técnico em Informática de um Instituto Federal do Rio de Janeiro: exposição ao ambiente em Realidade Aumentada, questionário de avaliação do ambiente (MAAVIRA) e entrevista individual. Com base nos pressupostos da Cognição Corporificada, esta pesquisa exploratória apresenta caminhos promissores apontando que o movimento corporal pode, efetivamente, contribuir para o aprendizado de vocabulário em inglês como língua estrangeira dado que a hipermodalidade presente na Realidade Aumentada possibilita a combinação e integração de diferentes modalidades na apresentação da informação.

Biografia do Autor

Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Patrícia Nora de Souza Ribeiro possui graduação em Licenciatura em Letras (1990) e Mestrado em Letras (1996) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Linguística Aplicada (2004) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Leitura em língua estrangeira e ensino de língua inglesa. Atualmente atua na linha de pesquisa Linguagens e Humanidades do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF, e tem priorizado pesquisas que buscam explorar os recursos da internet para o ensino e aprendizagem de vocabulário, além do uso da realidade virtual e aumentada para o ensino de línguas e (multi)letramentos.

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigo