Filosofia, teoria e metodologia na educação e na ciência: relação indissociável na educação linguística e suas implicações para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e92341

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Educação linguística, Formação de professores

Resumo

Tomando como pressuposto a correlação indissociável entre Ciência e Educação tanto da atuação docente e quando da atuação do pesquisador que toma problemas educacionais como objeto, o artigo apresenta uma elaboração teórica pautada no materialismo histórico-dialético e centrada na educação linguística. Para tal, toma como ponto de partida o consenso presente no debate desse campo de que teoria e prática seriam duas faces dos processos educativos conciliáveis ou elegíveis uma ou outra como prioritária, o que é identificado como aspecto a ser superado. Nessa direção, a questão “Como avançar em relação a essa dicotomia tão presente nos espaços educacionais?” é mote para a organização da reflexão e para a defesa de que a compreensão dos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos, e dos embates nos campos educacional e científico são condição para uma formação que se queira humanizadora também no caso de professores e pesquisadores envolvidos com temáticas próprias da educação, para o que a assunção de um modelo dialético para pensar o trabalho de ensino e de pesquisa na educação linguística parece ter muito a contribuir.

Biografia do Autor

Amanda Machado Chraim

Doutora em Linguística - UFSC

Rosângela Pedralli, UFSC - Florianópolis - Brasil

Professora de Linguística Aplicada na UFSC.

Sabatha Catoia Dias, Fundação Universidade de Rio Grande

Professora da FURG.

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Publicado

2025-03-07

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Seção

Artigo