Atitude linguística: aceitabilidade de sinais no Enem em Libras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e94601Palavras-chave:
Enem em Libras, Linguística, Atitude Linguística, AceitabilidadeResumo
Esta investigação situa-se na temática da política linguística em Libras. Como objetivo analisar as atitudes linguísticas expressas nas opiniões de surdos sinalizantes a respeito dos sinais termo da videoprova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Libras no ano 2018. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa e para coleta de dados utilizou-se dois instrumentos (questionário on-line e entrevista). As atitudes manifestadas nos depoimentos dos participantes foram classificadas em quatro categorias de análise. As opiniões dos participantes surdos evidenciam que suas crenças, valores, trajetórias e vivências socioculturais motivam diferentes atitudes linguísticas frente aos sinais-termos do Exame. Foram citados argumentos sobre os enunciados em Libras, predominando o aspecto semântico como importante para clarificar a compreensão dos sinais-termo e, por sua vez, endossar a aceitabilidade. Também foram citadas as dificuldades de inteligibilidade das questões da videoprova por conta de elaborações ambíguas ou mesmo polissêmicas.
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