Atitude linguística: aceitabilidade de sinais no Enem em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e94601

Palavras-chave:

Enem em Libras, Linguística, Atitude Linguística, Aceitabilidade

Resumo

Esta investigação situa-se na temática da política linguística em Libras. Como objetivo  analisar as atitudes linguísticas expressas nas opiniões de surdos sinalizantes a respeito dos sinais termo da videoprova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem) em Libras no ano 2018. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa e para  coleta de dados utilizou-se dois instrumentos (questionário on-line e entrevista). As atitudes  manifestadas nos depoimentos dos participantes foram classificadas em quatro categorias de  análise. As opiniões dos participantes surdos evidenciam que suas crenças, valores, trajetórias e  vivências socioculturais motivam diferentes atitudes linguísticas frente aos sinais-termos do  Exame. Foram citados argumentos sobre os enunciados em Libras, predominando o aspecto  semântico como importante para clarificar a compreensão dos sinais-termo e, por sua vez,  endossar a aceitabilidade. Também foram citadas as dificuldades de inteligibilidade das questões  da videoprova por conta de elaborações ambíguas ou mesmo polissêmicas. 

Biografia do Autor

Thiago Ramos de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

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Publicado

2024-11-07