Construção de práticas antirracistas para a alfabetização em multiletramentos

Autores

  • Rosimere Pereira de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Jôse Dantas Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Elisabeth Maria de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98727

Palavras-chave:

Multiletramentos, Multimodalidade, Alfabetização, Leitura, Racismo

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma roda de leitura vivenciada em uma escola da Educação Básica, com estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A obra escolhida para tal momento, foi o livro infantil ilustrado “E pele tem cor?” de Fabiana Barboza e Ayodê França (2012), que aborda a temática do racismo de modo didático, a partir de uma reflexão que envolve o universo escolar e infantil: a cor da pele. A naturalização da diversidade reforça a ideia de que não somos iguais, mas somos importantes na constituição do todo. E, por ainda ser um problema social, a escola necessita promover ações para a reflexão e o combate ao racismo. Partindo da perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos (CAZDEN et al., 2021; ROJO, 2009; e ROJO e MOURA, 2012; 2019), foi elaborada uma oficina que tentou contextualizar a temática, explorando os quatro processos de aprendizagem: experienciando, conceitualizando, analisando e aplicando, defendidos por Lim, Cope & Kalantzis (2022). Além disso, para o momento de leitura, foi utilizada a perspectiva do Círculo de Leitura (COSSON, 2010; 2022). As possibilidades de construção de significados da narrativa foram desenvolvidas por meio de uma abordagem alfabetizadora. Neste sentido, foram vivenciadas situações para que as crianças refletissem sobre a relação entre fala e escrita. E, por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de serem agentes ativos e produtores de artefatos, com propósito interlocutivo (designers), tendo como base para sua produção a Multimodalidade e a Multimídia (jogo virtual, Wordwall).

Biografia do Autor

Rosimere Pereira de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação de Letras da UFPB. É professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife e professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Literário; formação de professores; fairclough, modelo tridimensional do discurso, estupro e culpabilização da vítima.

Amanda Jôse Dantas Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Sou mestra em Linguística (UFPE), pós-graduada em Linguística Aplicada (UFPE), Licenciada em Letras [Português -Espanhol] (UFPE), com formação em docência em Normal Médio. Atualmente, trabalho na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), na função Técnica Pedagógica, formadora de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando na área de Alfabetização e Letramento. Desde 2002, atuo na função docente nos Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização) do Ensino Fundamental. Tenho experiências no Ensino Superior (Língua Espanhola, Metodologia de Pesquisa, Comunicação Empresarial); bem como, na função Técnica Pedagógica (Coordenação Pedagógica e mediadora de leitura em biblioteca em escolas do Ensino Fundamental-EF). Academicamente, já atuei em pesquisas na área de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem em Linguagem e em Metodologias Ativas, divulgando-as em congressos, em seminários acadêmicos (regionais, nacionais e internacionais) e em revistas especializadas, livros e anais de eventos científicos e pedagógicos, impressos e virtuais.

Elisabeth Maria de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

É mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, unidade UFPE (2023) ; especialista em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2007) e Licenciada em Letras (habilitação em Português e Inglês, 2005), pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). É integrante do GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária) da UFPE.

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Publicado

2024-12-30