Construction of antiracist practices for literacy in multiliteracy

Authors

  • Rosimere Pereira de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Jôse Dantas Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Elisabeth Maria de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98727

Keywords:

Multiliteracy, Multimodality, Literacy, Reading, Racism

Abstract

The present study aims to report the experiences lived in a literary conversation circle. This circle was composed by kindergarten students from a basic education school. A book called “E pele tem cor?” by Fabiana Barboza and Ayodê França (2012). The text intends to promote a didactic reflection about racism, discussing a subject that is present on children’s and school’s universes: skin colours. Naturalizing diversity reinforces the idea that we are all different, but every individual is important for the construction of the whole. As racism is still a social issue, it is fundamental for the schools to promote actions for reflection and confronting racism. Starting from the perspective of “Pedagogy of Multiliteracies” (CAZDEN et al., 2021; ROJO, 2009; e ROJO e MOURA, 2012; 2019), a workshop was elaborated in attempt to contextualize the theme by exploring the four processes of learning as proposed by Lim, Cope and Kalantzis (2022): experiencing, conceptualizing, analyzing and applying. Beyond that, for the reading moment the perspective of “Reading Circle” as defined by Cosson (2010, 2022). Possibilities of construction of meanings for narrative were developed via literacy teaching. In this regard experiences were conducted to promote reflections for the children about relations between speech and writing. Students also had the opportunity to be active agents and producers of artifacts with intercommunication purposes (designers) with multimodality and multimedia (virtual game, Wordwall) as basis.

Author Biographies

Rosimere Pereira de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação de Letras da UFPB. É professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife e professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Literário; formação de professores; fairclough, modelo tridimensional do discurso, estupro e culpabilização da vítima.

Amanda Jôse Dantas Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Sou mestra em Linguística (UFPE), pós-graduada em Linguística Aplicada (UFPE), Licenciada em Letras [Português -Espanhol] (UFPE), com formação em docência em Normal Médio. Atualmente, trabalho na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), na função Técnica Pedagógica, formadora de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando na área de Alfabetização e Letramento. Desde 2002, atuo na função docente nos Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização) do Ensino Fundamental. Tenho experiências no Ensino Superior (Língua Espanhola, Metodologia de Pesquisa, Comunicação Empresarial); bem como, na função Técnica Pedagógica (Coordenação Pedagógica e mediadora de leitura em biblioteca em escolas do Ensino Fundamental-EF). Academicamente, já atuei em pesquisas na área de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem em Linguagem e em Metodologias Ativas, divulgando-as em congressos, em seminários acadêmicos (regionais, nacionais e internacionais) e em revistas especializadas, livros e anais de eventos científicos e pedagógicos, impressos e virtuais.

Elisabeth Maria de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

É mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, unidade UFPE (2023) ; especialista em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2007) e Licenciada em Letras (habilitação em Português e Inglês, 2005), pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). É integrante do GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária) da UFPE.

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Published

2024-12-30