Construcción de prácticas antirracistas para la alfabetización en multialfabetizaciones

Autores/as

  • Rosimere Pereira de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Jôse Dantas Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Elisabeth Maria de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98727

Palabras clave:

Multialfabetizaciones, Multimodalidad, Alfabetización, Lectura, Racismo

Resumen

El objetivo de este artículo es relatar la experiencia de un círculo de lectura realizado en una escuela de Educación Básica, con estudiantes de 1er año de Educación Primaria. La obra elegida para este momento fue el libro infantil ilustrado “E pele tem cor?”, de Fabiana Barboza y Ayodê França (2012), que aborda el tema del racismo de manera didáctica, a partir de una reflexión que involucra el mundo de la escuela y de los niños: el color de la piel. La naturalización de la diversidad refuerza la idea de que no somos iguales, pero sí importantes en la constitución del todo. Y, como sigue siendo un problema social, es necesario que las escuelas promuevan acciones para reflexionar y combatir el racismo. Partiendo de la perspectiva de la Pedagogía de las Multialfabetizaciones (CAZDEN et al., 2021; ROJO, 2009; y ROJO y MOURA, 2012; 2019), se ha creado un taller para buscar contextualizar el tema, explorando los cuatro procesos de aprendizaje, defendidos por Lim, Cope & Kalantzis (2022): experimentando, conceptualizando, analizando y aplicando. Además, para el momento de lectura se ha utilizado la perspectiva del Círculo de Lectura (COSSON, 2010, 2022). Las posibilidades de construcción de significados en la narrativa se desarrollaron a través de un enfoque de alfabetización. En este sentido, se han desarrollado situaciones para que los niños pudieran reflexionar sobre la relación entre el habla y la escritura. Y, finalmente, los estudiantes tuvieron la oportunidad de ser sujetos activos y productores de artefactos, con finalidad interlocutoria (diseñadores), utilizando la Multimodalidad y la Multimedia (juego virtual, Wordwall) como base para su producción.

Biografía del autor/a

Rosimere Pereira de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação de Letras da UFPB. É professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife e professora da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento Literário; formação de professores; fairclough, modelo tridimensional do discurso, estupro e culpabilização da vítima.

Amanda Jôse Dantas Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Sou mestra em Linguística (UFPE), pós-graduada em Linguística Aplicada (UFPE), Licenciada em Letras [Português -Espanhol] (UFPE), com formação em docência em Normal Médio. Atualmente, trabalho na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), na função Técnica Pedagógica, formadora de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando na área de Alfabetização e Letramento. Desde 2002, atuo na função docente nos Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização) do Ensino Fundamental. Tenho experiências no Ensino Superior (Língua Espanhola, Metodologia de Pesquisa, Comunicação Empresarial); bem como, na função Técnica Pedagógica (Coordenação Pedagógica e mediadora de leitura em biblioteca em escolas do Ensino Fundamental-EF). Academicamente, já atuei em pesquisas na área de Linguística Aplicada, Ensino e Aprendizagem em Linguagem e em Metodologias Ativas, divulgando-as em congressos, em seminários acadêmicos (regionais, nacionais e internacionais) e em revistas especializadas, livros e anais de eventos científicos e pedagógicos, impressos e virtuais.

Elisabeth Maria de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

É mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, unidade UFPE (2023) ; especialista em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2007) e Licenciada em Letras (habilitação em Português e Inglês, 2005), pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). É integrante do GPEL (Grupo de Pesquisa em Educação Literária) da UFPE.

Citas

ALBUQUERQUE, E. B. C. de. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-22.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 277-326.

BARBOZA, F. E pele tem cor? Ilustrações de Ayodê França. Recife: Prazer de Ler, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2018.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (org.). A pedagogy of multiliteracies: Learning by design. Springer, 2015.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (org. RIBEIRO, A. E.; CORRÊA, H. T.; tradução de Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. Literatura: ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2010. p. 55-68.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2022.

JOGO virtual (Wordwall): E Pele Tem Cor? Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/38404366 Acesso em: 24 fev. 2024.

ETTO, R.M.; CARLOS, V. G. O letramento de Brian Street e as identidades pós-modernas de Bauman e Hall. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.5, n. 3, p. 93-101, 2014. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/387 Acesso em: 21 ago. 2022

FREIRE, P.. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

KÜMMERLING-MEIBAUER, B. Introduction: picturebook research as an international and interdisciplinary field. In Kümmerling-Meibauer, Bettina (Ed.). The Routledge Companion to Picturebooks . Abingdon: Routledge, 2018. p. 01-08

LIM, F. V.; COPE, B.; KALANTZIS, M. A Metalanguage for Learning: Rebalancing the Cognitive with the Socio-Material. Frontiers in Communication: 2022. DOI 10.3389/fcomm.2022.830613. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcomm.2022.830613/full Acesso em: 11 jan. 2023.

LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.

PERES, S.; TATIT, P. Coloridos. Editora Palavra Cantada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x8VNNyobJRo. Acesso em: 24 fev. 2024.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SAMPAIO J, SANTOS G.C, AGOSTINI M, SALVADOR A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano (p.1299-1312). São Paulo, Revista Interface: 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dGn6dRF4VHzHQJyXHNSZNND/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2022

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 2022a.

SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2022b.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2021.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

STREET, B. V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. V. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge University Press, 1993.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.

WARSCHAUER, C. Entre na roda! São Paulo, Paz e Terra, 2017. ISBN: 978-85-7753-368-8 (recurso eletrônico).

YUNES, E. Círculos de Leitura: teorizando a prática. In: Leitura: teoria & prática. Revista semestral da Associação de Leitura do Brasil. Ano 18, número 33. São Paulo:1999. p.17-21.

Publicado

2024-12-30