O enlace da civilidade no arquivo de brasilidade: os primeiros dias do governo Lula pela perspectiva das relações de saber e poder em Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98756Palavras-chave:
Lula, Terceiro mandato, Modernidade, Arquivo, BrasilidadeResumo
O artigo analisa a produção de enunciabilidades e visibilidades nas cerimônias da posse de Luís Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato como presidente do Brasil, em janeiro de 2023. As imagens da posse do novo presidente com representantes da sociedade civil subindo a rampa se articulam com o discurso do Ministro dos Direitos Humanos e da cidadania, Silvio Almeida. A inscrição em outra ordem do discurso, depois da eleição disputada com Jair Bolsonaro, revela domínios de memória de uma brasilidade moderna, que se dá a ver nas artes e na canção. A destruição de objetos artísticos nas sedes dos três poderes por vândalos bolsonaristas, que se seguiu à posse de Lula, demonstra a não identificação do eleitor bolsonarista com essa matriz. A partir desses acontecimentos discursivos pretendemos pensar a convivência tensa entre duas matrizes da brasilidade, uma de ordem modernista, antropofágica e outra liberal escravocrata, que permeiam, de forma descontínua, nossa experiência histórica mais recente. O método de análise é do arquivo foucaultiano.
Referências
AB’ SABER, T. O Soldado Antropofágico: Escravidão e não pensamento no Brasil. São Paulo: n-1 Hedra, 2022.
AB’SABER, T. A voz de Lula. Revista Serrote, São Paulo, n.10, 2012. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2012/03/a-voz-de-lula-por-tales-absaber/. Acesso em: 30 jan. 2023
ALMEIDA, S. Discurso de posse no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no Brasil. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/DiscursodepossedoMinistroSilvioAlmeidapdf.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023
ALONSO, G. Show da posse de Lula ignorou o Sertanejo, gênero mais popular do Brasil, São Paulo, 6 de janeiro de 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gustavo-alonso/2023/01/show-da-posse-de-lula-ignorou-o-sertanejo-genero-mais-popular-do-brasil.shtml. Acesso em :30 jan. 2023.
BUARQUE, Chico de Holanda. Que tal um Samba: youtube, 2022. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=PAOIVZei-b4. Acesso em: 11 abr. 2024.
CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Editora 34: São Paulo, 2001.
BARBERO, J. M. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.
BOAVENTURA DE SOUZA CAMPOS. O Futuro chegou depressa. Blogdaboitempo.São Paulo, 27 de janeiro de 2023. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2023/01/27/o-futuro-chegou-depressa/. Acesso em: 31/03/2023.
BOSCO, F. Prefácio: em busca do comum. In: AB’SABER, T. O soldado antropofágico; Escravidão e não pensamento no Brasil. São Paulo: N-1 Hedra, 2022.
BOSCO, F. Bolsonarista mijam com Deus sobre a cultura brasileira. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 de janeiro de 2023, disponível emhttps://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/01/bolsonaristas-mijam-com-deus-sobre-a-cultura-brasileira.shtml?pwgt=kq4hjrazn1t6thvzv5pzkh9nbnixdth6e3113iztrmoffthe&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagif . Acesso em 30/01/2023
CARVALHO, P. H. V. A Voz que Canta na Voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil. Cotia: São Paulo, Ateliê Editorial, Aracaju-Se: Editora Universitária Tiradentes, 2015.
DELEUZE, G. Michel Foucault: as formações históricas. Vols 1 ao 8. Tradução Cláudio Medeiros e Mário A. Marino. São Paulo: n-1 edições, 2017.
ELEUTÉRIO, Julia. et all. Artistas fazem noite e madrugada histórica com shows no festival do futuro. Correio Brasiliense. Janeiro de 2023. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/01/5063146-artistas-fazem-noite-e-madrugada-historica-com-shows-no-festival-do-futuro.html
FAVORETO, C. O Tropicalismo e a crítica da canção. Revista USP, [S. l.], n. 111, p. 117–124, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/127606. Acesso em: 10 abr. 2024.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (org.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231- 249.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 10. ed. São Paulo, Loyola, 2004a.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. Trad. de Raquel Ramalhete. 35.ed. Petrópolis: Rio de Janeiro. Vozes, 2008.
HOLANDA, H. B. DE. Onde é que eu estou? Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LULA, Luiz Inácio. Sobre 08/01:”eu não via soldado, só gente entrando. Entrevista concedida a Natuza Nery. G1, política. Janeiro/2023. Disponível em https://g1.globo.com/politica/playlist/videos-lula-da-entrevista-a-natuza-nery.ghtml. Acesso em 11 abr. 2024.
RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SIMAS, L. A.; RUFINO, L.; LOBO- HADDOCK, R. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
TATIT, L. O Século da Canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
VELOSO, Caetano. Sem samba não dá: Youtube, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lNQKKHI2a9w. Acesso em: 11 abr. 2024.
VELOSO, Caetano. Caetano Veloso entrevista Kleber Lucas, Leonardo Gonçalves, AD Junior e Juliano Spyer: Youtube, 2022. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nzawj1QUAeE . Acesso em: 11 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.