A fotografia na produção de narrativas: entre o verbal e o não-verbal, entre o visível e o não-visível
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e99455Palavras-chave:
fotografia, memória, narrativa, documento, culturaResumo
O objetivo deste artigo é compreender o lugar que vem sendo ocupado pela fotografia na produção de memórias e narrativas na atualidade. Para tanto, parte de uma articulação entre as pesquisas sobre a fotografia desenvolvidas nas Ciências Sociais brasileira e as pesquisas mais recentes sobre a memória e a narrativa. Os diferentes suportes (papel e tela), as formas de arquivamento e circulação utilizadas tanto nos contextos privados quanto institucionais, assim como as diferenças de classe e gênero são também de fundamental importância para a compreensão do uso da fotografia enquanto parte essencial da construção de memórias e narrativas, individuais ou coletivas. Partindo da articulação entre o verbal e o não-verbal, entre o visível e o não-visível, analisa as formas de uso e de transmissão cultural da fotografia, as estratégias utilizadas para a sua seleção, seu arquivamento e seu descarte e, com isso, as diferentes demandas em torno da produção e do registro fotográfico, assim como os espaços de celebração utilizados na legitimação do trabalho dos fotógrafos: museus, galerias, editoras, prêmios, e as formas de exposição tornadas possíveis pela internet. Entre os usos particulares e os coletivos da fotografia articulam-se os mais distintos “lugares de memória” e, consequentemente, as mais diversas disputas em torno de uma “narrativa” aplicada à imagem fotográfica.
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