A fotografia na produção de narrativas: entre o verbal e o não-verbal, entre o visível e o não-visível

Autores

  • Alexandre Bergamo SPO/CFH/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e99455

Palavras-chave:

fotografia, memória, narrativa, documento, cultura

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o lugar que vem sendo ocupado pela fotografia na produção de memórias e narrativas na atualidade. Para tanto, parte de uma articulação entre as pesquisas sobre a fotografia desenvolvidas nas Ciências Sociais brasileira e as pesquisas mais recentes sobre a memória e a narrativa. Os diferentes suportes (papel e tela), as formas de arquivamento e circulação utilizadas tanto nos contextos privados quanto institucionais, assim como as diferenças de classe e gênero são também de fundamental importância para a compreensão do uso da fotografia enquanto parte essencial da construção de memórias e narrativas, individuais ou coletivas. Partindo da articulação entre o verbal e o não-verbal, entre o visível e o não-visível, analisa as formas de uso e de transmissão cultural da fotografia, as estratégias utilizadas para a sua seleção, seu arquivamento e seu descarte e, com isso, as diferentes demandas em torno da produção e do registro fotográfico, assim como os espaços de celebração utilizados na legitimação do trabalho dos fotógrafos: museus, galerias, editoras, prêmios, e as formas de exposição tornadas possíveis pela internet. Entre os usos particulares e os coletivos da fotografia articulam-se os mais distintos “lugares de memória” e, consequentemente, as mais diversas disputas em torno de uma “narrativa” aplicada à imagem fotográfica.

Biografia do Autor

Alexandre Bergamo, SPO/CFH/UFSC

É formado em Ciências Sociais pela Unicamp (1993) com ênfase em Antropologia. Possui mestrado (2000) e doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, área de concentração Sociologia da Cultura. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, jornalismo, televisão, música, moda e arte.

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Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Dossiê | Narratologia e suas interfaces: Saúde e Educação