O encontro dialogado: um gênero do discurso narrativo como possibilidade metodológica para a geração de dados nas pesquisas em ciências humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e99502

Palavras-chave:

Encontro dialogado, Ciências Humanas, Perspectiva dialógica da linguagem, Narrativas oral e escrita, Gênero discursivo narrativo

Resumo

São diversas as pesquisas em ciências humanas que reduzem os sujeitos a meros participantes e consideram a linguagem como fundamentalmente monológica. O trabalho aqui abordado caminha no sentido oposto, ao apresentar, sob a luz da perspectiva bakhtiniana, o gênero encontro dialogado como possibilidade para geração de dados nas pesquisas em ciências humanas, em que o pesquisador também se constitui como sujeito da pesquisa, adota sua posição responsiva ativa, considerando a alteridade e o dialogismo fundantes para tal possibilidade metodológica. Aqui particularizada a partir dos dados de uma pesquisa que pretendeu responder às questões acerca de concepções de leitura de professores alfabetizadores. 

 

 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Hermosilla Tamura, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (PPGPDA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também da UNESP. 

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Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Dossiê | Narratologia e suas interfaces: Saúde e Educação