The Press Release genre in Academic Literacy practices in Higher Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e101946

Keywords:

Academic literacy, Literacy practice, Discourse genres, Press release

Abstract

The current article presents and analyzes an academic literacy experience with a press release in two classes of the Language and Literature course at a Brazilian federal university. Additionally, it analyzes the genre itself produced from the didactic practice. The didactic experience was investigated according to the Academic Literacies approach developed by Lea; Street (1998; 2014). Next, three press releases written by the students are described, seeking to identify their generic characteristics, taking into account Bakhtin's (2003 [1952-1953]) dialogic proposal and Charles Bazerman's (2020) socio-interactive perspective. The press release proposal considered the three academic literacies models, not being restricted to study skills and academic socialization, but making academic writing more critical and productive with the academic literacies model. It was possible to perceive that the compositional structure, thematic content and the verbal style dialogue with both academic and journalistic discourse, seeking a balance between them to suit the largely non-specialized audience of the press release. It was also found that, in terms of function, the genre involves actions such as: informing, disseminating, persuading and, perhaps to a lesser extent, (re)affirming scientific authority, influencing people's ways of acting and thinking.

Author Biographies

Bárbara Amaral da Silva, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG

Bárbara Amaral nasceu e mora em Belo Horizonte, Brasil. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, tendo como linha de pesquisa a Análise do Discurso. É Doutoranda pela mesma instituição e na mesma linha. Durante sua trajetória acadêmica, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, representações, discurso religioso, gênero social e feminismo. Como experiência de docência, desde o mestrado leciona na graduação da UFMG, sendo professora bolsista em disciplinas como Oficina de Português: Leitura e Produção de Textos e Introdução aos Estudos Linguísticos II.

Daniervelin Renata Marques Pereira

É professora adjunta vinculada à área Linguística do Texto e do Discurso da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2018. Tem doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche na Université Paris 8 (Paris-FR), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduação em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Coordena com a profa. Adriane Sartori o projeto de extensão Entre Páginas: leitura para crianças em hospitais. É membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) e do PROFLETRAS da UFMG. É editora-chefe da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e tecnologia, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Leitura e produção de textos, Multiletramentos, Letramento acadêmico, Cultura Livre, Recursos Educacionais Abertos e Estilo dos gêneros digitais.

References

ARAÚJO, C. M.; BEZERRA, B. G. Letramentos Acadêmicos: Leitura e Escrita de Gêneros Acadêmicos no Primeiro Ano do Curso de Letras. Diálogos – Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, local, n. 9, p. 5-37, maio/jun. 2013.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953]. p. 261-306.

BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades. In: DIONÍSIO, Â. P. ; HOFFNAGEL, J. H. (org.). Gêneros textuais, tipificação e interação – v. 1. 2. ed. Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020. p. 33-76.

BRANDÃO, E. P. Usos e significados do conceito comunicação pública. In: Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, Brasília, 6, 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2006. p. 1-14. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/38942022201012711408495905478367291786.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.

FERREIRA, M. S. O medo nas narrativas infantis revela preconceitos que podem ser discutidos em espaços de escuta. SciELO em Perspectiva, abr. 2023. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/04/03/o-medo-nas-narrativas-infantis-revela-preconceitos-que-podem-ser-discutidos-em-espacos-de-escuta/. Acesso em: 12 ago. 2024.

FIORIN, J. L. A internet vai acabar com a língua portuguesa? Texto Livre. v. 1, n. 1, p. 2-9, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16543. Acesso em: 25 mar. 2025.

FUZA, Â. F.; RODRIGUES, R. H. A concepção de tema nas obras do círculo de Bakhtin. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, e. 14491, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14491. Acesso em: 25 mar. 2025.

FISCHER, A. O gênero resumo no curso de Letras: eventos de letramento em discussão. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4, 2007, Anais [...].Tubarão-SC: UNISUL, 2007. p. 442-454. Tubarão-SC: UNISUL.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 25 mar. 2025..

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, [s. l.], v. 23, n. 2, 1998, p. 157-172. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 25 mar. 2025.

LEIBRUDER, A. P. Discurso de Divulgação Científica. In: BRANDÃO, H. N. Gêneros do discurso na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 229-253.

MACIEL, L. V. C. Os elementos constitutivos do enunciado em suas relações dialógicas: um exemplo de análise. Linguagem em (Dis)curso –LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 2, p. 249-266, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/JCKZJ7ps9ntsJyDBzNbC6Xp/. Acesso em: 25 mar. 2025.

MELO, G. C. V. Como o poder de transformação da linguagem pode possibilitar agência e reinvenção a mulheres negras? SciELO em Perspectiva, jun. 2021. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/06/24/como-o-poder-de-transformacao-da-linguagem-pode-possibilitar-agencia-e-reinvencao-a-mulheres-negras/#.YNI1GGhKjIU. Acesso em: 12 ago. 2024.

MUELLER, S. P. M. Popularização do conhecimento científico. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 1-11, abr. 2002. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/990/2/ARTIGO_PopularizacaoConhecimentoCientifico.pdf. Acesso em: 26 mar. 2025.

PAVEAU, M-A. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

PEREIRA, D. R. M. Os impactos da ciência aberta na divulgação científica. Leitura: Teoria & Prática, v. 40, n. 86, p. 69-86, 2022. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/943. Acesso em: 02 ago. 2024.

RODRIGUES, A. A. M.; SILVA, B. A. Estudo defende uso crítico da Inteligência Artificial como ferramenta no ensino de humanidades. SciELO em Perspectiva, dez. 2023. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/12/22/estudo-defende-uso-critico-da-inteligencia-artificial-como-ferramenta-no-ensino-de-humanidades/. Acesso em: 12 ago. 2024.

SCIELO em perspectiva. Instruções para a elaboração de press release. Versão junho de 2014. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/sobre/instrucoes-press-release/. Acesso em: 06 mai. 2025.

SCIELO em perspectiva. Normas para publicação. Versão agosto de 2024. 2024. Disponível em: https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/. Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, A. C. M.; SILVA, J. B.; MAGALHÃES, J. C. S. Contribuições das narrativas digitais para o ensino de língua portuguesa. SciELO em Perspectiva, fev. 2024. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/27/contribuicoes-das-narrativas-digitais-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa/. Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, S. C. A. S.; SILVA, V. C. S.; FARIA, Victor Hugo Andrade. Características, motivações e consequências na ação dos grupos difusores de ódio on-line. SciELO em Perspectiva, fev. 2024. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/20/caracteristicas-motivacoes-e-consequencias-na-acao-dos-grupos-difusores-de-odio-on-line/. Acesso em: 12 ago. 2024.

QUEIROZ, J.; FERNANDES, A. L.; CASTELLO-BRANCO, M. Como o poder de transformação da linguagem pode possibilitar agência e reinvenção a mulheres negras? SciELO em Perspectiva, jan. 2022. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/01/31/poetamenos-de-augusto-de-campos-e-uma-transcriacao-da-melodia-de-timbres-de-anton-von-webern/. Acesso em: 12 ago. 2024.

TARGINO, M. G. Divulgação científica e discurso. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, SP, v. 8, n. 15, p. 19-28, 2007. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/678. Acesso em: 25 mar. 2025.

Published

2025-06-27

Issue

Section

Article