A música falada nas canções: o que se escuta

Autores

  • Pedro de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e105730

Palavras-chave:

Voz, Enunciação, Canção, Prosódia

Resumo

Neste artigo, tomo duas canções em que os compositores tornam vocalmente presente a musicalidade de certa fala, mas situando-se fora da comunidade linguística a que se refere. Deste modo é que escuto a canção da dupla Kleiton e Kledir cantando as composições deu pra ti e nem pensar. Comparo o padrão melódico de cada uma delas, procurando encontrar um ponto onde a junção entre letra, melodia e ritmo expressam o falar gaúcho que se insinua pela voz. Meu objetivo é demonstrar analiticamente, mediante o uso de conceitos propostos em teoria da enunciação e análise de discurso traços prosódicos ressoam a musicalidade do português falado em Porto Alegre.

Biografia do Autor

Pedro de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

G

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. “Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita” In Revista Educação e. Realidade., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 651-679, set./dez. 2011.

BENVENISTE, É. “A noção de “ritmo” em sua expressão linguística”. In.: Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes Editora, 2005.

BENVENISTE, Emile. “O aparelho formal da enunciação” In Problemas de Linguística Geral I, Campinas, Pontes Editora, 1989.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

FOUCAULT, Michel « Sobre as maneiras de escrever a história » (1967), em Ditos e Escritos II, Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Manoel Barros da Mota (org.). Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 2015 op. cit., p. 75)

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

FOUCAULT, Michel. O belo perigo: conversas com Claude Bonnefoy. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

PEREIRA, Mauricio. Minha cabeça trovoa: as letras que eu fiz e suas histórias, Bauru/SP, Mireveja.

TATIT, Luiz. "Elementos para análise da canção popular”. In Cadernos de Semiótica Aplicada. Unesp. Vol 1, no. 2, dezembro de 2003.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigo