Eventos religiosos e suas práticas de letramento em comunidades multilíngues e multiculturais

Autores

  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá
  • Jakeline Aparecida Semechechem Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2009v6n2p17

Resumo

Neste artigo temos como objetivo descrever e analisar práticas sociais letradas em eventos de letramento religiosos em duas comunidades do Paraná: uma comunidade multilíngue (alemão, português e brasileiro) e outra multilíngue (português, ucraniano, polonês, alemão, italiano). Para tanto, partimos dos Novos Estudos de Letramento (NLS) (STREET, 2003, 2004, BAINHAM, 2004), discutindo conceitos, como letramentos multilíngues (MARTIN-JONES; JONES, 2000; MARTIN-JONES, 2009), biletramento (HORNBERGER, 2003a, 2003b, 2003c) e letramento como prática social (BARTON, 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram: anotações de campo a partir de observação participante em eventos das comunidades, como catequese, missas, encontros religiosos; entrevistas e coleta de textos escritos impressos e da internet, o que possibilitou a triangulação de dados. Os resultados da análise evidenciam que nas duas comunidades há uma configuração diferenciada da realidade multilíngue, co-construída nas práticas de letramento religiosas.

Biografia do Autor

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora Adjunto, nível D, da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, está em regime de disponibilidade funcional e em processo de remoção para a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Sociolingüística Interacional, Etnografia e Análise da Conversa Etnometodológica, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Letramento, Identidades Sociais, Fala-em-Interaçao, Multilingüismo e Metodologia de Pesquisa. É pesquisadora do grupo de pesquisa Interação Social e Etnografia (ISE/UFRGS/CNPq), no qual atua como vice-líder.

Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual de Maringá

Aluna do Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado) área de concentração Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Letras-Inglês e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2006). Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas sobre interação em sala de aula, eventos e práticas de letramento em contextos multilíngues e identidades sociais.

Downloads

Publicado

2010-03-04

Edição

Seção

Artigo