Eventos religiosos e suas práticas de letramento em comunidades multilíngues e multiculturais

Autores/as

  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá
  • Jakeline Aparecida Semechechem Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2009v6n2p17

Resumen

Neste artigo temos como objetivo descrever e analisar práticas sociais letradas em eventos de letramento religiosos em duas comunidades do Paraná: uma comunidade multilíngue (alemão, português e brasileiro) e outra multilíngue (português, ucraniano, polonês, alemão, italiano). Para tanto, partimos dos Novos Estudos de Letramento (NLS) (STREET, 2003, 2004, BAINHAM, 2004), discutindo conceitos, como letramentos multilíngues (MARTIN-JONES; JONES, 2000; MARTIN-JONES, 2009), biletramento (HORNBERGER, 2003a, 2003b, 2003c) e letramento como prática social (BARTON, 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram: anotações de campo a partir de observação participante em eventos das comunidades, como catequese, missas, encontros religiosos; entrevistas e coleta de textos escritos impressos e da internet, o que possibilitou a triangulação de dados. Os resultados da análise evidenciam que nas duas comunidades há uma configuração diferenciada da realidade multilíngue, co-construída nas práticas de letramento religiosas.

Biografía del autor/a

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora Adjunto, nível D, da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, está em regime de disponibilidade funcional e em processo de remoção para a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Sociolingüística Interacional, Etnografia e Análise da Conversa Etnometodológica, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Letramento, Identidades Sociais, Fala-em-Interaçao, Multilingüismo e Metodologia de Pesquisa. É pesquisadora do grupo de pesquisa Interação Social e Etnografia (ISE/UFRGS/CNPq), no qual atua como vice-líder.

Jakeline Aparecida Semechechem, Universidade Estadual de Maringá

Aluna do Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado) área de concentração Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Letras-Inglês e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2006). Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas sobre interação em sala de aula, eventos e práticas de letramento em contextos multilíngues e identidades sociais.

Publicado

2010-03-04

Número

Sección

Artículo