Formação do sujeito-leitor: modos de ler a partir de anúncios publicitários em livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n1p527Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de reflexão acerca do processo de produção de leitura do texto publicitário no livro didático Português Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do primeiro ano do Ensino Médio e analisar a funcionalidade desses textos na formação do sujeito-leitor, uma vez que a leitura do texto publicitário permite ampliar o repertório do aluno para além do texto puramente verbal, ampliando sobremaneira a competência discursiva. Além disso, a publicidade faz parte do cotidiano do aluno, é um texto de grande circulação social e por isso, segundo as orientações da Proposta Curricular de Santa Catarina e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve fazer parte das aulas de língua portuguesa a fim de um trabalho de produção de leitura. A análise pauta-se pelos conceitos da Análise do Discurso de orientação francesa que traz como arcabouço a historicidade na constituição do sujeito, a ideologia como determinante na produção de sentidos e a leitura como o momento crítico da relação entre autor-texto-leitor. Dentro dessa perspectiva de leitura como prática discursiva, entende-se o leitor interpelado pela posição-sujeito, assim, ele (des)constrói o texto lido e atribui-lhe sentidos que nem sempre são os esperados pelo autor.
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