Patrocine o "Show da fé"! A tensão e o consumo nos discursos bivocais

Autores

  • Kelli da Rosa Ribeiro PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n2p699

Resumo

Neste artigo, analisamos de que forma acontece a incitação ao patrocínio no programa televisivo religioso Show da fé, observando os discursos produzidos no Testemunho do fiel, considerando i) os signos ideológicos verbais e não-verbais e os efeitos de sentidos refratados no discurso; ii) os processos bivocais que retomam a palavra divina, engendrados para incitar o patrocínio; iii) o diálogo polêmico com vozes sociais concorrentes. Para tanto, recorremos às reflexões teóricas do Círculo de Bakhtin, pontuando os conceitos de bivocalidade, signo ideológico e vozes sociais. Esperamos perceber a tensão entre os discursos religioso e publicitário e a produção de sentidos na mídia televisiva. 

Biografia do Autor

Kelli da Rosa Ribeiro, PUCRS

Mestre e doutoranda em Letras, na área de concentração em Linguística pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Bolsista de Doutorado CNPq.

Downloads

Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

Artigo