Uma análise sociorretórica de Introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição

Autores

  • Jorge Tércio Pacheco Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1749

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar como a área de Nutrição constrói e entende a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais. Para isso, apoiamo-nos nas concepções teórico-metodológicas de Swales (1990), acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições sociorretóricas de artigos experimentais, realizadas por Nwogu (1997) e Costa (2015) para a área de Medicina. Em relação à descrição da comunidade disciplinar em questão, adotamos o conceito de cultura disciplinar, postulado por Hyland (2000). Assim, nossa pesquisa de natureza exploratório-descritiva dispôs de um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em seis periódicos da área de Nutrição e Saúde, indexados no banco de dados WebQualis da Capes. Conforme a análise, percebemos que a Introdução se mostrou uma seção concisa e objetiva; no entanto, relevante para a construção da configuração retórica de artigos acadêmicos originais, considerando que, nessa área, não há uma unidade retórica voltada exclusivamente para a revisão de literatura. 

Biografia do Autor

Jorge Tércio Pacheco, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada/PosLA da UECE. Professor da Prefeitura de Fortaleza.

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Curso de Letras da UECE. Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da UECE. Coordenadora do projeto Práticas discursivas em comunidades disciplinares acadêmicas e do grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos - DILETA.

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigo