Análise acústica e modelo representacional: uma proposta inicial de entendimento dos desvios fonológicos

Autores

  • Cristiane Lazzarotto-Volcão Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
  • Carla Cristofolini Prefeitura Municipal de São José e CEFAC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3809

Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso, em que é realizada uma análise dos dados de fala de uma criança de 5 anos de idade, com desvio fonológico, com o objetivo de aliar uma análise fonológica, mediada por um modelo representacional de base gerativa, a uma perspectiva objetiva, por meio da análise acústica. Em especial, discute-se acerca dessa possibilidade, a partir do estudo da produção da classe das fricativas, buscando, também, o aprofundamento da avaliação fonético-fonológica, enriquecendo a análise do sistema fonológico atípico da criança. Ao final, é feita uma discussão das vantagens de uma abordagem desse tipo para a terapia fonoaudiológica, bem como uma discussão em torno da viabilidade de uma análise dessa natureza.

Biografia do Autor

Cristiane Lazzarotto-Volcão, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Mestre e Doutora em Letras (UCPel), com pós-doutorado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Professora Associada da UFSC, onde atua no curso de Graduação em Letras Português e no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Carla Cristofolini, Prefeitura Municipal de São José e CEFAC.

Doutora em Linguística. Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de São José e professora do CEFAC.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Dossiê