Análisis acústica y modelo representacional: una propuesta inicial de entendimiento de los trastornos fonológicos

Autores/as

  • Cristiane Lazzarotto-Volcão Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC
  • Carla Cristofolini Prefeitura Municipal de São José e CEFAC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3809

Resumen

Este artículo hace un análisis de los datos de habla de un niño de 5 años de edad, con trastorno fonológico, con el objetivo de aliar un análisis fonológico, mediado por un modelo representativo de base generativa, a una perspectiva objetiva, por medio del análisis acústico. En particular, se hace una discusión en torno a esta posibilidad, a partir del estudio de la producción de la clase de las fricativas, buscando, también, la profundización de la evaluación fonético-fonológica, enriqueciendo el análisis del sistema fonológico atípico del niño. Al final, se hace una discusión de las ventajas de un abordaje de ese tipo para la terapia fonoaudiológica, así como una discusión en torno a la viabilidad de un análisis de esa naturaleza.

Biografía del autor/a

Cristiane Lazzarotto-Volcão, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

Mestre e Doutora em Letras (UCPel), com pós-doutorado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Professora Associada da UFSC, onde atua no curso de Graduação em Letras Português e no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Carla Cristofolini, Prefeitura Municipal de São José e CEFAC.

Doutora em Linguística. Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de São José e professora do CEFAC.

Citas

AMORIN, C. Padrão de aquisição de contrastes do PE: A interação entre traços, segmentos e sílabas. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade do Porto, Porto, 2014.

BERTI, L. C. Aquisição incompleta do contraste entre /s/ e /ʃ/ em crianças falantes do português brasileiro. 2006. Tese (Doutorado) – LAFAPE, IEL, Universidade de Campinas, Campinas, 2006.

BERTI, L. C.; MARINO, V. C. de C. Contraste fônico encoberto entre /t/ e /k/: um estudo de caso de normalidade e de transtorno fonológico. Revista CEFAC, São Paulo, v. l13, n.2, p.866-875, 2011.

CRISTOFOLINI, C. Erros ortográficos: um estudo a partir de análises acústicas. 2008. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CRISTOFOLINI, C. Gradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de um período de “refinamento articulatório”. 2013. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

DUARTE, S. Relações de distância e de complexidade entre traços distintivos na generalização em terapia de desvios fonológicos. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2006.

GIACCHINI, V. Proposta de modelo padrão de aquisição de contrastes e estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

HAUPT, C. Os fricativos [s], [z], [] e [] do português brasileiro. Estudos Linguísticos, ed. 26, n.1, p. 37-46, jan./abr. 2007.

HEINZ, J. M.; STEVENS, K, N. On the properties of voiceless fricative consonants. In: The Journal of the Acoustical Society of America, v. 33, n. 5, p. 589-596, maio1961.

HERNANDORENA, C. L. Uma proposta de análise de desvios fonológicos através de traços distintivos. 1988. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988.

KESKE-SOARES, M. Aplicação de um modelo de terapia fonológica para crianças com desvios fonológicos evolutivos: a hierarquia implicacional dos traços distintivos. 1996. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

KESKE-SOARES, M. Terapia fonoaudiológica fundamentada na hierarquia implicacional dos traços distintivos aplicada em crianças com desvios fonológicos. 2001. Tese (Doutorado) –

– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

LAMPRECHT, R. R. Os processos nos desvios fonológicos evolutivos: estudo sobre quatro crianças. 1986. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986.

LAMPRECHT, R. R. et al. Aquisição fonológica do português. Porto Alegre: Artmed; 2004.

LAZZAROTTO, C. Avaliação e planejamento fonoterapêutico para casos de Desvio Fonológico com base na Teoria da Otimidade. 2005. Dissertação (Mestrado) –Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2005.

LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. ; MATZENAUER, C. L.B. A severidade do desvio fonológico com base em traços. Letras de Hoje, Porto Alegre, v .43, n.3, p.47-53, 2008.

LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Tese de Doutorado. Universidade Católica de Pelotas, 2009.

LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Aspectos da aquisição fonológica com desvios em crianças brasileiras e portuguesas. [Apresentação de comunicação oral. Lisboa: Centro de Linguística, Universidade de Lisboa, 2016].

MARQUES, T. F. Aquisição fonológica do português brasileiro em gêmeos dizigóticos. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MARQUES, T. F; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Aquisição fonológica típica à luz do modelo padrão de aquisição de contrastes. In: LAZZAROTTO-VOLCÃO, C; FREITAS, M. J. Estudos em Fonética e Fonologia: uma homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba: CRV, 2018. p. 248-86.

MOTA, H.. B. Uma abordagem terapêutica baseada nos processos fonológicos no tratamento de crianças com desvios fonológicos. 1990. Dissertação (Mestrado) –

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.

MOTA, H.. B. Aquisição segmental do Português: um modelo implicacional de complexidade de traços. 1996. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

MOTA, H. B. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

RODRIGUES, L. L. et al. Acertos gradientes nos chamados erros de pronúncia. Revista Letras, n. 36, p. 85-112. jan./jun. 2008

REIS, T. B. dos. A avaliação fonológica na perturbação dos sons da fala – modelo padrão de aquisição de contrastes: estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

RUSSO, I.; BEHLAU, M. Percepção da fala: análise acústica. São Paulo: Lovise, 1993. 57p.

VIRAQUÉ, B. R. A construção da fonologia por crianças falantes nativas de espanhol: a aquisição do sistema consonantal. 2014. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2014.

YAVAS, M.; MATZENAUER-HERNANDORENA, C. L.; LAMPRECHT, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Publicado

2019-08-01

Número

Sección

Dosier